Identidade de Serralves

 

Serralves mudou de identidade há já algum tempo podemos ver o novo logótipo em cima. Quando esta surgiu nos banners publicitários pareceu-nos bastante estranha e ficou a maturar nas nossas ideias. Ao longo deste período  chegamos à conclusão que o primeiro impacto negativo mantém-se e que Serralves merecia melhor, merecia muito melhor!

Com este rebranding levado a cabo pela Mccann Erickson ( estúdio britânico com sucursal portuguesa) a Fundação Serralves passou a denominar-se simplesmente Serralves perdendo a denominação Fundação, Museu, Casa etc. Em termos de imagem gráfica deixou um título que contava com duas cores uma em cada palavra para ter no mesmo tipo de letra apenas um pormenor com cor diferente. A tipografia utilizada é a Akzidenz-Grotesk BQ Super uma tipografia com muita tradição que data do ano de 1896 e foi a base formal do best seller Helvetica.

Logótipo anterior onde aparecia a palavra Fundação antes de Serralves.

O novo logótipo está bem construído e bem proporcionado mas o grafismo deita tudo a perder, a mistura entre as letras A e L tira a sobriedade toda ao logo e dá-lhe um aspecto que nos parece muito próximo com o paradigma gráfico de desportos motorizados.  A simplicidade neste caso actuou como inimigo da marca e a ideia da junção das duas letras representar a união das várias  vertentes de Serralves parece-nos muito débil e apenas uma desculpa para justificar este pormenor.

Seria bastante simples arranjar um outro pormenor de subtileza que contivesse o espírito artístico, institucional,formal mas ao mesmo tempo irreverente e expressivo de Serralves, continuamos a afirmar que Serralves merecia melhor ainda mais sendo a Mccann Erikson  um gigante da criatividade gráfica!

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *