Logotipo Mundial 2014 Brasil


 

Ainda decorria o mundial de futebol deste ano de 2010 e já estava a ser apresentado o logótipo que podem ver em cima. Este logo foi projectado pelo estúdio de design brasileiro África, denominação oportuna visto que a apresentação decorreu precisamente em África e contou com o próprio presidente do Brasil Lula da Silva que disse que, o logótipo representa «o talento dos brasileiros, o seu trabalho duro e as cores do país». O logótipo apresenta-nos uma versão da própria taça do evento que é esculturalmente um globo terrestre suportado por várias figuras humanas, no caso deste logo as figuras humanas e o próprio globo foram transformados em mãos e antebraços que configuram a silhueta da taça e marcam claramente este paralelismo entre o objecto físico e a imagem gráfica do logotipo, o estúdio África foi buscar inspiração a uma fotografia em que três mãos tocavam a taça aquando de uma vitória do Brasil no mundial.


O cromatismo  da composição vai buscar os seus tons à bandeira brasileira exceptuando o 2014 em vermelho, pormenor este que criou uma pequena polémica "per si". Vemos neste logótipo uma clara tentativa de representação não só do evento mas também do próprio país  feito duma mistura de pessoas de todas as cores e raças, um povo descontraído e sorridente que nutre uma forte e enraizada paixão pelo futebol.


Na nossa pesquisa na internet reparamos que muita gente acusa a ilustração de não ser de grande qualidade e que existe uma forte parecença com uma pessoa a tapar o rosto com a mão em sinal de desapontamento, na Logotipo.pt apesar de claramente podermos ver o que querem dizer não consideramos relevante esta parecença uma vez que mais imediato é a semelhança com a taça da FIFA como já dissemos anteriormente. A ideia das cooperação e união demonstrada nas mãos funciona apesar desta "falha", na Logotipo.pt existe a impressão que de facto a ideia está com profundidade e representa bem o espírito do mundial de futebol. Apesar disto reconhecemos que a qualidade gráfica do logótipo, a exagerada falta de rigor nas linhas e formas acabam por prejudicar o princípio conceptual da proposta.
 
 

 
 

 

Quanto à tipografia e à imagem do que aconteceu no mundial deste ano é utilizada uma tipografia "descomprometida" com um grafismo espontâneo paralelo ao do próprio ícone , existe uma coerência entre os dois elementos do logótipo.

Conclusão, embora o logótipo não seja particularmente inspirado ou inspirador pelas falhas que já apontamos ele não deixa de se adequar bem ao evento que representa, um evento que move o mundo inteiro em torno de um desporto de massas cuja exigência gráfica não será juiz da decepção, acreditamos que talvez durante este interregno de 4 anos se possa melhorar um pouco o logótipo e que em 2014 ele estará mais interiorizado e mais consensual entre a crítica cibernética na qual nos incluímos.

Podem ver em baixo um vídeo com uma breve explicação da ideia feita por várias personalidades da cultura brasileira nomeadamente, o mestre arquitecto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho e a modelo Gisele Bündchen.

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *