Nova imagem da Oliveira da Serra

.

.

.

.

A Oliveira da Serra renovou a sua imagem, “Porque não?” é a epígrafe que inspira esta mudança. O director de marketing da marca, Luís Santos conta que “porque acreditamos que é possível fazer com que o olival e o azeite em Portugal nasçam de novo” a marca renova-se para acompanhar este novo rumo, acrescenta que “nos últimos 20 anos, muitos dos olivais portugueses foram abandonados e a maioria dos que não o foram ficaram parados no tempo e foram perdendo produtividade. Chegámos mesmo a um ponto em que a produção nacional deixou de ser suficiente para o consumo interno, pondo em risco o futuro do azeite português”. Assim, “mais do que defender o nosso negócio, acreditamos que é possível que Portugal volte a ser um grande produtor de azeite”. Esta intenção apresenta-se como nobre, dinâmica,  empreendedora e muito válida, a Sovena empresa que detém a marca Oliveira da Serra quer ter o maior e melhor lagar de azeite do mundo e está a apostar forte para o conseguir. O rumo é ambicioso e o futuro promissor, no entanto, na logótipo ficamos surpreendidos pela negativa quando vimos pela primeira vez a nova imagem da marca. Era consensual no nosso estúdio que a Oliveira da Serra possuía a par do azeite Gallo uma das melhores identidades gráficas do azeite português e até do panorama internacional, o seu logo era muito bem estruturado, com um  aspecto actual, simples e directo. O logótipo que vemos na imagem é caracterizado pela conjugação de duas formas ovalóides irregulares que emolduram o título numa tipografia rigorosa e com um certo formalismo encimado por quatro folhas estilizadas de oliveira. Este logótipo era de uma qualidade inegável produto da mente criativa dum  estúdio que não conseguimos apurar qual devido a informações contraditórias na web, mas suspeitamos que seja da mesma que criou o novo logo, ou seja, a Pearlfischer London. A campanha publicitária e estratégia da marca foi desenvolvida pela Mcann Erickson  outra empresa londrina com estúdio também em Portugal.   Oponomo-nos no nosso estúdio veementemente à contratação de empresas estrangeiras para este tipo de trabalhos, não por acharmos que estas empresas não têm capacidades mas por achar que em Portugal temos agências com iguais capacidades com a vantagem de serem portuguesas. Agravando esta situação é a aposta desta marca na exaltação de valores portugueses, como a tradição do azeite e a sua qualidade acima da média.

.

.

.

.

.

Passemos a falar da nova imagem, esta apresenta-se aos nossos olhos e pensamento no geral como bastante inferior à anterior. Começando pelo novo logótipo, é uma abordagem interessante que explora o “O” como moldura para o título e um ramo de oliveira com duas azeitonas, todos estes elementos num grafismo de aspecto “gasto” e com imperfeições. Os elementos continuam a ser os mesmos se compararmos ao anterior logo (à excepção das azeitonas) mas agora estes aparecem-nos mais “toscos” sem o requinte e rigor anteriormente conseguido.  O novo logo aplicado nas garrafas de azeite surte um efeito “retro” as garrafas passam a aparecer fora de contexto quase como se em vez de ser a nova imagem da Oliveira da Serra fosse uma imagem antiga, isto é, anterior à que a precede. Houve uma espécie de recuo no tempo, não podemos afirmar que a nova imagem não tenha qualidade mas podemos ter a convicção que a imagem anterior estava adiante da que a marca apresentou hoje. Talvez seja uma estratégia de marketing apostar num design mais datado e nostálgico, ir de encontro à moda retro que inunda as prateleiras dos supermercados, os cabides da moda ou mais pontualmente as marcas de automóveis, o futuro dirá se apostar no passado foi vantajoso.

.

.

p.s.  Lembramo-nos da Oliva por razões óbvias, a forma do “O” , a tal imagem datada.

.

.

.

.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

5 comentários em “Nova imagem da Oliveira da Serra

  1. Por acaso mal vi o logotipo em cima fez-me imediatamente lembrar da máquina de costura da minha avó que é daquele tom de verde e é uma oliva =D o logo não está mau mas realmente parece que houve um pouco de retrocesso!

  2. realmente andaram para trás…a nova identidade tá muito má… remete para as origens, para o passado mas isso não significa qualidade.

    1. Olá Vladimir, infelizmente para você aqui só percebemos de design e não sabemos se a Oliveira da Serra exporta para o Brazil. Obrigado por ler o nosso blog, volte sempre.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *