Os Logótipos das Câmaras Municipais Portuguesas

Uma grande colecção de mau design gráfico, (com algumas belas excepções)!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_municípios_de_Portugal

Em portugal existem 308 municipios e nós fomos procurar os logótipos de todos para perceber o panorama geral. Esse panorama é no geral mau mas há alguns belos trabalhos entre a falta de qualidade. Detectamos algumas tendencias como a utilização do edificio da camara para fazer o logo, outra tendencia é a palavra escrita com serifas e
Os logos estão por ordem alfabética.

Abrantes tem um logo facetado que possivelmente vai buscar inspiração à paisagem de Abrantes e à torre sineira da Igreja de São Vicente.

O edifício da CM Águeda foi transformado num logótipo de uma forma muito literal representando em mancha as paredes deixando as janelas em branco.

Aguiar da Beira utiliza uma “árvore florida” devido à actividade principal do munícipio que é a fruticultura.

O Alandroal utiliza uma solução que encontramos em vários municípios que é o nome da cidade fragmentada inserida num quadrilátero. Curiosamente o logo seguinte usa o mesmo tipo de grafismo.

Albergaria-a-Velha tem um logo bastante interessante e simples que faz lembrar as placas romanas gravadas em pedra.

Albufeira usa uma estrela colorida como logo numa clara referência ao mar e ao verão.

Alcanena usa a silhueta de uma pele de animal para formar duas “estrelas”. O slogan é capital da pele e fica tudo explicado.

Alcácer do Sal usa um esquisso de uma cegonha completada por 3 cores claramente reminiscentes da natureza.

Alcobaça tem um logo bastante interessante e um de maior qualidade do país. O coração rendilhado é uma clara referência à história de amor entre D. Pedro e Inês de Castro que estão sepultados no mosteiro de Alcobaça

Em alcochete temos um logo claramente a representar barcos e as águas do Tejo.

O logo de Alcoutim mostra um pormenor da paisagem do municipio com o rio e a montanha banhada pelos raios de sol

Alenquer ainda utiliza simplesmente o brasão de Vila em conjunto com o título Câmara Municipal Alenquer de uma forma algo desiquilibrada

 

As cerejas são o símbolo da alfandega da Fé visto que desde os anos 60 são uma parte forte da economia local.

Alijó tem um logo interessante baseado numa tendência gráfica actual e que mostra ao centro um cacho de uvas e em seu torno talvez os socalcos e curvas da paisagem duriense.

Alzejur tem um logo que utiliza um A minúsculo como símbolo. Curiosamente este “a” não é o mesmo da palavra “aljezur”

Em Aljustrel o foco sºão as minas e o seu logótipo mostra o que nos parece ser uma torre de elevador das mesmas.

O logo de Alamada mostra um castelo na areia com a água em baixo, uma clara alusão ao castelo de Almada e ao rio Tejo

Almeida tem uma das maiores fortalezas em forma de estrela do mundo e como tal utilizaram a forma dessa fortaleza para fazer o logótipo

O logo de almeirim mostra-nos uma corneta e um cacho de uvas, dois ícones que constam no bra~soa da cidade.

Almodovar tem na nossa opinião o logótipo mais infeliz deste conjunto porque se olharmos com atenção vemos que a intenção de desenhar muito estilizadamente uma camponesa com o lenço e io chapéu deu origem a um símbolo um bocadinho fálico! O “ô” em vermelho não ajuda nada completando apenas a infelicidade da escolha gráfica para esta cidade.

O logo de alpiarça poê em evidênvcia a produção de uvas e de azeitonas do municipio.

 

Alter do Chão mostra o castelo da vila com um cavalo em frente. 

Alvaiázere usa o slogan “Sorte em viver aqui.” e como símbolo um cubo com um trevo de 4 folhas em cada uma das faces visíveis.

Alvito tem um coração como símbolo onde vemos uns desenhos com pintas brancas que fazem lembrar a loiça de Barcelos. Bem pequneo aparece a silhueta de um toiro e duas flores.

 

Amadora tem um dos logótipos de maior qualidade do grupo com uma letra A trabalhada a partir de 3 pontos e que encerra em si o A da palavra Amadora do t´tulo.

Um dos logos deste conjunto que mais gostamos é o do Município de Amarante que foi buscar dois pequenos pormenores da sua bela paisagem urbana para se fazer representar. A cúpula da Igreja de S. Gonçalo e a respectiva torre sineira. A representação não pretende ser fiel aos pormenores do edifício mas sim aos elementos básicos dos mesmos.

O logótipo do município de Amares mostra uma espécie de uma flor com uma das pétalas cortadas.

 

O logótipo de Anadia tem uma espécia de onda púrpura talvez indo buscar inspiração aos vinhos da zona.

Angra do heróismo mostra um pedaço da paisagem da cidade com o Monte Brasil, a igreja e o casario

Ansião tem como logo aum arco da Ponte de Cal, as pás de um moínho, água e a vegetação estilizadas.

 

Em arcos de valdevez temos como logo um cavaleiro a fazer uma justa em cima de uma cavalo. Este logo vai buscar as suas formas às esculturas de José Rodrigues que se encontram no município.

A Cm de Arganil utiliza a letra “A” misturada com um crescente que veio do brasão do municipio. Apesar de não estar mau não nos parece um grafismo adequado para uma câmara municiapl.

O coração aparece mais uma vez no municipio de Armamar talvez simbolizando a maça da zona.

Arouca tem um logo com um grafismo de fraca qualidade que mostra o sol sobre as montanhas e o rio

Arraiolos é outra das Cãmaras portuguesas que ainda não utilizam um logótipo mas sim o brasão da Vila

Arronches tem como logo a linha do edificado do centro histórico

Em arruda dos Vinhos também optaram por manter o brasão em vez de elaborarem um logótipo

Aveiro tem um logo interessante que mostra um esquisso de um barco moliceiro inserido num círculo. Um estilização interessante mas que peca por falta de representatividade principalente porque não tem cor.

Avis mostra em 4 partes as mais valias do municipio, cogumelos, vinhos, monumentos e sol

Azambuja tem um logo com qualidade que parece mostrar um excerto de um campo de golf

O logo de Baião mostra uma montanha com uma estrela em cima e um rio em baixo

O municipio de Barcelos optou por ter como logo uma estilização do seu brasão tornando-o mais actual

O logótipo de Barrancos é um dos piores do país! Uma misturada incrível que quis mostrar tudo com vários tipos de grafismos que não entram em harmonia

O logótipo do Barreiro pegou no barco tradicional do municipio e estilizou-o ao máximo

O logo da Batalha pega nos arcos góticos do Mosteiro e faz uma espécie de rosácea que tem um resultado gráfico interessante

Beja tem um logo que mistura a letra “B” com as ameias do castelo com grande profusão de cor. O resultado é um pouco estranho porque as ameias são sempre na vertical.

Belmonte tem um logo intrigante que nos parece representar dois arcos de volta perfeitas muito comuns no património histórico do município.

 

O arco da Porta Nova data do século 16 e é usado pelo município de Braga como logótipo de uma forma estilizada, entrecortada por linhas dinamicas que formam figuras geométricas coloridas de vários tons de azul.

Marco de Canavezes tem como logótipo uma representação gráfica do pormenor central do edifício da Câmara.

Um logótipo interessante que vai buscar o grafismo ao edifício da Câmara de Paços de Ferreira. As paredes do edifício recortam um círculo e formam a volumetria do edifício de uma forma muito eficaz e competente.

Ponte de Lima como não poderia deixar de ser usa a ponte que lhe dá o nome como mote para o seu logótipo que além da ponte representa os montes da sua paisagem. Não houve uma vontade de representar fielmente a ponte como podemos reparar no logo.

A camara municipal de Santa Maria da Feira tem um dos logótipos mais bem conseguidos deste tipo. Com uma grande economia gráfica conseguiram representar perfeitamente o sui generis castelo de Santa Maria da Feira.

Sintra representa-se graficamente pelas famosas e originais chaminés do Palácio Nacional junto com alguns telhados estilizados. É uma forma eficaz e significativa de representar a cidade porque é o que se destaca na paisagem do local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *