EDIMEL – Materiais para Edificação

O desafio que nos foi colocado consistia no redesenho de um logótipo existente o que se revelou um repto díficil devido ao carácter datado do ponto de partida, um símbolo sem estrutura geométrica de um desenho muito espontâneo bem ao estilo do que se fazia nos anos 50 e 60.

Depois de uma cuidada análise ao modelo retiramos o mais importante no símbolo, isto é a figura feminina no duche. Construimos este logótipo com a missão de ele se identificar com o anterior e para tal utilizamos os elementos mais notórios do inicial, ou seja colocamos a personagem no duche e mantivemos a geometria dos “azulejos quadrados” que se viam no fundo. Esta opção confere aos dois símbolos uma ligação indiscutível indo assim de encontro ao que nos foi pedido.

Utilizamos uma paleta de cores que fomos buscar ao logótipo inicial, mais concretamente á tipografia “Edimel,Lda”. Estes tons de laranja são facilmente conotados com o contexto da construção sendo uma cor muito frequente nos locais de obras e nas imagens gráficas de empresas

ligadas ao ramo.

A tipografia utilizada é a Frutiger 55, uma tipografia que tem grande impacto visual e confere um aspecto de rigor, profissionalismo e credibilidade ao mesmo tempo que mantem a intemporalidade que se requer numa casa que está em funcionamento desde o inicio da decada de 60.

Logótipo original desenhado nos anos 60.

Logótipo original desenhado no inicio dos anos 60, e que foi o ponto de partida obrigatório para o nosso trabalho.

Na criação da identidade corporativa utilizamos elementos coerentes com o logótipo, neste caso os quadrados laranjas representativos dos azulejos que viamos no logótipo inicial que vinha dos anos 60. Estes elementos dão uma forte personalidade ao estacionário que prima pela simplicidade e funcionalidade das superficies susceptiveis de ser utilizadas para a escrita.

O economato tem a coerencia necessária com o logótipo e esse é um aspecto fulcral para o bom funcionamento da imagem corporativa.





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados