14 Junho, 2022
A primeira coisa que uma pessoa pensa quando abre um negócio é no nome e logo de seguida reflete sobre a melhor forma de representar o seu negócio visualmente. Um dos aspetos mais importantes da comunicação visual de uma marca é o logótipo. O design gráfico embora tenha crescido muito na última década, ainda se encontra numa fase inicial de aceitação pelo público e por isso é desvalorizado quando se pesam as finanças das empresas. Quando vai ao Google e procura criar um logótipo grátis, de imediato aparecem imensos sites a prometerem qualidade a custo zero mas como é óbvio, “o barato sai caro” e não poderia ser de outra forma.
A qualidade e o sucesso tem um preço, um logótipo de qualidade precisa de um designer profissional competente a ouvir o que o cliente pretende e a propor a melhor maneira de representar o seu negócio e a personalidade desse negócio. O design gráfico é uma questão de transformar as ideias, pensamentos e personalidade do cliente/empresa numa imagem gráfica de qualidade. O arquitecto prémio Pritzker Português Souto de Moura afirmou, quando lhe perguntaram acerca de um projeto, que uma pessoa quando está doente não vai confiar na cura que leu numa qualquer página de Internet e vai ao médico porque ele é a pessoa certa para resolver questões de saúde. O mesmo deve acontecer no design. No design gráfico a saúde da pessoa não está posta em causa mas a saúde da empresa sim e, por esse motivo, é necessário um especialista para chegar a um logótipo adequado, original e representativo e que torne a empresa saudável.
Muitas vezes é mais importante conhecer “o gosto” do público-alvo do negócio que o do próprio cliente e um designer tem a experiência necessária para conhecer todos os públicos-alvos e as suas características.
Um designer gráfico estudou vários anos para aprender a dominar as ferramentas que são necessárias para construir um logótipo funcional e perceber o que resulta melhor graficamente, os erros crassos a evitar e o equilíbrio a ter na composição.
– Será que os logótipos são mesmo gratuitos? no final vai verificar que não. Os sites que anunciam que pode criar um logo grátis no final do processo irão cobrar-lhe de outras formas, por exemplo se quiser o logótipo com qualidade para impressão, ou se pretender alguma alteração ao símbolo apresentado, eles irão cobrar por isso. Está mesmo disposto a pagar, mesmo que um valor baixo por um logótipo que não tem originalidade e vai ser igual a toda a gente que também adquiriu esse símbolo?
– Vai ter um logótipo igual a milhares de outras pessoas, empresas ou serviços que optaram por recorrer a um serviço online de logótipos grátis, pois a única coisa que esses serviços oferecem é um símbolo que vai ser igual para todos, mudando apenas a designação comercial (texto).
– Nunca irá poder registar a sua marca/logótipo, pois o INPI não aceitará marcas/logótipos iguais ou com grande semelhança.
– Se obteve um símbolo/logótipo grátis, pense que outras pessoas também terão feito o mesmo e obtiveram um logótipo igual ao seu, em casos extremos se essa entidade conseguiu registar o logótipo, poderá vir a levantar um processo legal contra si. Prefere arriscar pagar uma indemnização avultada no futuro, só porque optou por não gastar dinheiro com profissionais para a criação da sua imagem de marca?
– Terá um design antiquado pois todos os serviços de criação de logótipos gratuitos oferecem modelos de logótipos bastante datados em relação às tendências do design actual. A maior parte dos logótipos que são oferecidos por sites onde se pode obter um design grátis fazem lembrar os famosos “Clipart”, aqueles desenhos antigos do Microsoft Office.
– O logótipo grátis nunca irá transmitir o espírito da sua empresa, pois será algo que não é pensado e criado de raiz por um profissional.
– Originalidade: um trabalho é feito à medida do cliente conforme as especificidades do seu negócio. As empresas não são todas iguais e para singrar num mercado voraz e competitivo temos que usar todas as armas possíveis para nos destacarmos dos outros. Um bom logótipo normalmente é acompanhado de uma boa história acerca da sua origem.
– Além de desenhar, um designer tem que agir como um consultor que vai aconselhar e dialogar com o cliente até terem a solução ideal para o negócio em questão, ou seja, terá um serviço especializado em que as suas preferências são tidas em conta.
– Os ficheiros que são fornecidos são polivalentes, de alta qualidade e editáveis.
– O logótipo tem várias versões: a original colorida, a versão a escala de cinzas e a versão monocromática. Só tendo este conjunto é que se poderá prever todas as aplicações sobre os mais diversos fundos.
– A assistência técnica está assegurada e sempre que for necessário tirar um dúvida ou fazer um pequena alteração terá um profissional disponível para o efeito.
– A aplicação do logótipo numa identidade gráfica será pensada e adequada mais uma vez à personalidade da empresa do cliente. Obterá uma identidade coerente com as potencialidades do logótipo criado e com impacto.
A questão está em dar importância ao negócio que estamos a criar, e pensarmos que ele merece investimento para ter qualidade a nível visual porque essa marca vai ser o rosto com que a empresa vai ter perante o público alvo.
Se ainda assim não pretende pagar por um logótipo criado por profissionais, não arrisque criar um logótipo grátis online pois já saberá à partida que vai ser igual a muitos outros, temos algumas sugestões para tentar fazer o próprio logótipo :
Fazer download do software adequado, em termos de software profissional o (Download Adobe Illustrator) é o melhor, pode também optar pelo Corel draw ou um software de alguma qualidade grátis que é o inkscape.
O primeiro passo é pegar em lápis e papel e começar a dar asas à sua imaginação!
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.
Criar um Logotipo grátis é a pior coisa que uma empresa pode fazer hoje em dia! Falo por experiência própria, criei um logo para a minha empresa num serviço de logótipos grátis online, e fui processado por outra pessoa que já tinha esse símbolo registado. Moral da história, consegui chegar a um acordo, mas não me livrei de ter que colocar ao lixo todos os cartões pessoais, design da carrinha de transporte e papelada em que já tinha o logótipo impresso!
Legal
Top
Top d++++++++
Por favor, escreva com mais frequência porque eu amo o seu blog. Obrigado!
Obrigado pela simpatia, vamos tentar fazê-lo com mais frequência 🙂
O artigo é realmente útil e verdadeiramente motivador.
Jamais se por acaso.