O caso do logotipo do “McDonald’s” russo

Espiões russos a plagiar logótipos portugueses?

Ontem surgiu uma discussão interessante sobre um possível plágio da marca que substituiu os restaurantes McDonald’s na Rússia denominada por “Saboroso, ponto”. Surgiu a hipótese que a marca teria plagiado um logótipo português, o da empresa de rações para animais Matosmix. Em baixo podemos ver o logo da Matosmix à direita.


Pelo que conseguimos perceber, os primeiros a apontar a semelhança foram bloggers russos e a partir daí, vários portais de jornais portugueses usaram o assunto como notícia. Até a TV noticiou esta situação, o jornalista e comentador da SIC, José Milhazes referiu o assunto no telejornal.
Temos que dizer que esta situação revela a enorme, e expectável, distância que existe entre o mundo do design gráfico e o mundo fora deste. Quem trabalha em design gráfico, tem noção que ao desenharmos um logótipo e apesar de tentarmos ser o mais originais possível, temos sempre o perigo de haver um logótipo similar desenhado previamente. Como designers temos que nos manter constantemente informados do que entra no mercado, do que já estava no mercado e também da história do design gráfico.

O universo do design de logótipos é muito extenso e mesmo um designer que se mantenha actualizado pode ter o infortúnio de “copiar” inadvertidamente um logo existente. Quando surgiu a nova imagem da cidade do Porto escrevemos vários artigos sobre o mesmo, um dos quais sobre a polémica que houve de um possível plágio da marca concebida pelo White Studio, podem ler o artigo aqui: https://www.logotipo.pt/blog/polemica-identidade-porto-berlim/.
Neste artigo tentamos distinguir um caso de coincidência de um caso de  plágio descarado. Quando o escrevemos nem sequer conhecíamos a imagem gráfica que o designer Otl Aicher fez para a pequena cidade de Isny nos anos 80 e que podemos ver como precursora da solução apresentada para o Porto. (em baixo)


Quando alguém opta por uma solução elementar como a que a empresa “Saboroso, ponto” ou a que a Matosmix apresenta, está bastante sujeita a ser acusada de plágio. Se temos uma solução que é muito “natural” e simples, é muito provável que outro designer tenha chegado ao mesmo resultado.

O primeiro pensamento que tivemos quando vimos esta imagem gráfica foi, compraram num stock de imagens! O logo pareceu-nos muito familiar, a solução é interessante, mas é uma solução comum, já muito usada, não só pela Matosmix, mas por inúmeras outras marcas do passado e do presente.

Um exemplo que temos que referir imediatamente é o logo que o designer Saul Bass desenhou para a Warner Music , há cerca de 50 anos, ou seja, anos 70. Neste caso é um W, mas a configuração é semelhante, duas barras grandes e uma mais pequena. No livro Logo Modernism 1940-1980, da Taschen, existe também um logótipo representando um W ainda mais similar e de 1970. Isto demonstra que a originalidade deste tipo de solução, tem no mínimo 5 décadas!

 

Hoje em dia existem muitas marcas que usam logótipo parecidos, podemos ver o caso da Airberlin, do Hotel Marriot, da plataforma Monday.com, da hamburgueria japonesa Mosburger e inúmeros outros logótipos que podemos facilmente comprar em websites de imagens stock.


Podemos ver em baixo um mosaico com bastantes logos similares retirados de vários portais de imagens stock.


Conclusão, consideramos muitíssimo improvável que a “Saboroso, ponto” tenha copiado o logótipo da Matosmix e consideramos muito provável que seja apenas mais um caso em que o designer e cliente se deram por satisfeitos com uma solução muito comum.
Os espiões russos andam ocupados com outras coisas!

Nota: Se descobrirem alguma imprecisão no artigo estamos disponíveis para modificá-lo, por favor contactem pelo geral@logotipo.pt

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *