14 Junho, 2022
A Frize apareceu com um novo logótipo em 2020, o anterior datava de 2016. Antes desse existiram mais dois logótipos com o nome Frize, que apareceu em 1994.
Esta marca de água gaseificada tem bastante história, remontando a 1725 altura em que o médico real a classifica como “água benta” pelas suas propriedades alegadamente medicinais. Mais de um século depois, em 1893, começa a exploração comercial da água sobre o nome de Bem-Saúde. Esta água tem a sua fonte em Trás-os-Montes e ultimamente, aposta numa imagem irreverente e numa forma inovadora de vender a sua água, muitas vezes misturada com sabores de fruta.
O primeiro logótipo era muito singelo, um círculo azul com texto bastante alto e com uma orla amarela, não era um logótipo especial ou original mas tinha alguma qualidade e cumpria a sua função competentemente.
Nas garrafas o círculo do logótipo dava lugar a uma oval alta que era o próprio rótulo e o texto ganhava uma sombra que lhe dava volume.
Na imagem em cima à esquerda podemos ver a imagem das montanhas que inspira o logo de 2020.
Em meados da primeira década de 2000 aparece um logótipo mais irreverente e espontâneo onde o círculo se transforma numa forma ondulante que faz lembrar uma gota de água. O texto, ainda condensado, fica com as pontas arredondadas. É mantida a orla amarela que dá uma espécie de brilho ao logo.
Todo o design gráfico das embalagens ganha frescura e dinamismo, apela a um consumidor mais jovem.
O logótipo de 2016 pretende, como confessou a marca, ser mais “adulto, urbano, trendy e descontraído”. Este logo quebra com a lógica do texto dentro de uma forma redonda. Surge com uma circunferência onde podemos ler “Vila Flor + Trás-os-Montes” e dentro da mesma várias circunferências e círculos mais pequenos que representam as bolhinhas da água. Estas bolhinhas saiam, ainda, da circunferência e aparecem em cima à esquerda e em baixo à direita. Por baixo deste elemento circular o texto Frize aparecia “modelado” sob o semicírculo inferior. O “R” da palavra Frize estende a sua perna e forma uma curva que pretendia lembrar um sorriso. Na nossa opinião é nesta curva que reside o pormenor menos bem conseguido deste logo, está demasiado perto do “I” o que causa um “estrangulamento” do espaço negativo e origina um pequeno desequilíbrio.
É em 2020 que a nosso ver aparece o melhor logótipo da marca e que é composto pela palavra Frize com um grafismo onde vemos o cume de duas montanhas e ao mesmo tempo dois pássaros em espelho a voar em direcções opostas. Segundo a marca, estes pássaros representam uma espécie muito abundante na região, os Papa-figos. O símbolo da montanha faz todo o sentido e é fácil perceber porque, a água vem de uma profundidade de 2 mil metros nas montanhas transmontanas de Sampaio, em Vila Flor.
Como já referimos em cima, há um claro paralelismo entre este novo logo e as montanhas da embalagem inicial de meados dos anos 90.
O texto, tal como na versão anterior modela-se a partir do ícone, mas, desta vez, está colocado por cima e é a base das letras que é habilmente adaptada à forma triangular das montanhas/pássaros. Por baixo destes elementos aparece “Vila Flor” em arco.
No topo não foram esquecidas as bolhinhas de gás que “brotam” da letra “I”.
O tipo de letra é original e interessante possuindo umas subtis serifas que lhe dão um aspecto elegante.
A cor utilizada é um verde forte com um tom ligeiramente a pender para o azul e que nos remete para a natureza. Este tom funciona muito bem em termos de contrastes com o fundo branco dos rótulos.
Há um detalhe que pensamos que apesar de não prejudicar em nada o logótipo peca por não ser evidente. Poucas pessoas vêem os pássaros no logótipo, é um pouco como o caso da FedEx, que quase ninguém vê a seta “escondida”.
Consideramos este logótipo um excelente trabalho gráfico , é bastante simples, sucinto e com boa legibilidade. Ao mesmo tempo tem um simbolismo interessante e representativo na dualidade entre as montanhas e os pássaros. Um bom logótipo que integra um bom design nas embalagens.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.