Quanto custa um logótipo?

É uma questão que muitas pessoas fazem quando estão a desenvolver uma ideia de negócio ou uma marca.

Esta questão tem muitas respostas, um logótipo pode custar pouco dinheiro ou pode custar muito dinheiro, tudo depende da intenção e do nível de exigência de quem procura este serviço.

Ouvimos muitas vezes mencionar que certa grande empresa gastou milhões para renovar a sua imagem gráfica, recentemente ouvimo-lo acerca do Novo banco e da Sonae.

 

Saiba também: Quanto custa um Site

 

Quanto custa um logotipo?

Obviamente que uma grande empresa, quando decide reformular a sua identidade gráfica tem necessidade de um volume e complexidade de trabalho muito superior a um sapateiro local, uma esteticista ou um talho de bairro.

Temos então que começar por distinguir o tipo de cliente e o nível de complexidade que este necessita para ter um logótipo e eventual respectiva identidade gráfica.

A seguir distinguimos, de forma muito simplificada 3 formas de obter um logo para a sua marca. Obviamente que quanto mais valor estiver disposto a investir mais poderá exigir do serviço de design que contratar e mais qualidade terá a sua marca.

1. Programas de geração automática de logótipos

Hoje em dia existem ferramentas muito simples e baratas que permitem a qualquer pessoa ter um logótipo facilmente e rapidamente. Os softwares de geração de logótipos automáticos são uma opção válida, embora tenham alguns perigos. Já escrevemos sobre o assunto em: aqui e aqui

O grau de qualidade vai depender muito da pessoa que está a usar este tipo de software, nomeadamente das suas competências e sensibilidade gráfica. Como em qualquer área um especialista será sempre mais competente a fazer o trabalho para o qual se formou e no qual tem anos de experiência. Como exemplo, podemos pensar que conseguimos reparar os nossos próprios sapatos em casa mas sabemos que se formos a um sapateiro qualificado os resultados serão bastante melhores. Um profissional experiente tem uma “biblioteca” de saber com a qual um amador nunca poderá competir.

No nosso site temos um gerador automático de logótipos que vai buscar inúmeros símbolos a uma base de dados e combina-os com o texto que o cliente escolher e com o tipo de letra, cores e configuração que mais lhe agrada. É um processo simples mas que não garante que não apareça um logótipo quase semelhante de outra marca.

Pode aceder ao gerador automático em https://www.logotipo.pt/criar-logotipo/

No nosso website este processo pode custar 12.99€ se o utilizador pretender apenas o ficheiro do logótipo ou 39.99€ se escolher fazer download de uma identidade gráfica, que inclui um layout de um cartão de visita editável.

2. Designer gráfico

Para quem está disposto a investir um pouco mais no seu logótipo e identidade tem a oportunidade de contratar uma empresa com designers gráficos que irá trabalhar para criar um logótipo personalizado totalmente de raiz de acordo as preferências do cliente. Se o fizer conosco, antes de começar o processo é-lhe enviado um pequeno questionário para percebermos os objectivos e intenções do cliente e a partir daí são feitos os primeiros esboços que depois serão afinados conforme a opinião e desejos do cliente.

Depois de escolhido um logótipo os nossos designers fazem versões em escala de cinza e versões monocromáticas para ter sempre na sua posse uma versão do logo para aplicar sobre qualquer cor ou tipo de fundo.

Pode ler mais em maior pormenor sobre o nosso processo de trabalho aqui

Neste serviço personalizado temos também a hipótese de fazer o conjunto da identidade gráfica que pode ir desde o cartão de visita, papel de carta, envelopes, carimbo até ao manual de normas onde elaboramos uma apresentação que mostra quais são as regras de bom uso da marca e como esta deve ser aplicada nos mais diversos suportes.

Há ainda a hipótese de precisar de extras, como a aplicação da marca numa viatura comercial, ou numa montra. Temos competência e experiência para aplicar a marca em todo o tipo de suporte desde merchandising até stands para feiras.

Este processo, como já foi referido, assenta sobre o diálogo entre nós e o cliente e o nosso objectivo é sempre respeitar as ideias dos clientes e aconselhá-lo à melhor solução para a sua marca.

Saiba como encomendar um logotipo personalizado e feito por designers profissionais.

3. Agência de Branding

Para trabalhos muito complexos, onde existe um sistema gráfico que inclui todo o tipo de aplicações da marca, como nos casos que já mencionamos do Novo Banco ou da Sonae, as empresas contratam uma agência especializada que desenvolverá um processo muito bem fundamentado que resultará num sistema de design que será a face da marca. Este tipo de processo vai desde o estudo do público-alvo, com questionários e entrevistas até ao design de todo tipo de componentes da marca. Nestes casos tudo terá que ser estudado, pensado e desenhado com rigor e ao pormenor. È um processo que é bastante dispendioso e que só grandes empresas estão dispostas a investir no mesmo.


Concluindo, o mercado oferece formas diversas de obter um logótipo/identidade gráfica, cada uma com um nível de exigência coincidente com o custo da mesma. Uma marca para ter impacto deve apostar em ser inovadora, original e de qualidade, isto pode ser obtido com recurso aos softwares automáticos mas é muito mais seguro investir um pouco mais e contratar um profissional experiente para obter um bom resultado.

Uma pessoa que acredita verdadeiramente na sua própria marca e ideia de negócio tem que estar disposto a investir nela, um bom logótipo é uma arma poderosa para potenciar o valor de uma marca e obter lucros com a mesma. Pelo contrário, um mau logótipo vai dar um aspecto amador ao público-alvo que pode acabar por escolher um competidor com aspecto mais profissional.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *