Novo logótipo d’A Loja do Gato Preto

Perde “A loja” e a alma!

A Loja do Gato Preto agora é apenas Gato Preto, uma mudança que nos parece positiva. O nome torna-se visualmente mais simples e mais fácil de dizer.

Em relação ao logótipo consideramos que se distanciou demasiado do anterior e da personalidade da loja.

Como podemos ver na imagem em cima, o logo começou por ser, nos anos 80, um simpático gato preto em cima de umas telhas, um gato preto em cima do telhado.

Depois, no início da década passada, houve um redesenho que deixava as telhas e introduzia um coração em torno do gato, o logótipo melhorou bastante e havia uma conceito interessante que dava um significado ao logo, “De Coração”. Este design era de Susana Lousa, e facilmente ela explicou a ideia por trás da forma mostrando uma peça da loja com um coração desenhado e que estava 100% em sintonia com a alma da loja. A introdução do título na forma do coração não foi a melhor opção visto que tornava o texto difícil de ler.

O logótipo que nos aparece agora, corta completamente com o historial gráfico.

É simplesmente a silhueta da cabeça de um gato delineada, indo pela tendência actual dos ícones de “uma linha”.  O texto “gato preto” aparece em baixo como base. Fez-nos pensar imediatamente no logo da Whiskas, principalmente pelo tipo de desenho do ícone.

A marca diz que a intenção foi tornar a identidade mais “forte e sofisticada” e o CEO da empresa diz que:

“enquanto marca, sentimos o dever de ouvir os nossos clientes, de estar atentos às novas tendências do mercado, de forma a dar-lhes as melhores soluções. Sem perder as raízes, pretendemos transmitir um mood mais arrojado e cool, enquanto apostamos na inovação e em dar vida aos espaços”.

Acreditamos que falharam nestes objectivos, é verdade que talvez tenha ganho em sofisticação mas perdeu na força, quanto a ser arrojada e cool também não nos parece ter sido um objectivo atingido, o novo logo é genérico e inexpressivo, perdeu completamente as raízes.

Também dizem que a nova marca foi inspirada pela audição dos gatos!

Não conseguimos perceber como é que a audição é o sentido que valorizam para uma marca de decoração! Parece-nos que o sentido mais popularmente celebrado dos gatos é a visão e estando a falar de uma loja de objectos decorativos teria muito mais lógica basearem-se na visão do gato e não na audição. Parece-nos um argumento pensado à posteriori.

A opção de tornar a marca apenas Gato Preto é, como já dissemos, bastante interessante. A marca já se integrou o bastante no mercado para poder fazer esta mudança. O tipo de letra utilizado também nos parece uma boa escolha, é simples mas tem personalidade dada pelos recortes diagonais nos topos dos caracteres. Este corte faz uma boa conexão com as orelhas do ícone do gato.

O problema é a silhueta do gato, vemos vários problemas com esta opção, (a) a marca chama-se Gato Preto mas depois o que vemos é uma cabeça de um gato que para todos os efeitos é branco, (b) o ícone utilizado é demasiado genérico, parece ter sido retirado de algum portal de ícones grátis, e principalmente, (c) o logótipo é muito pouco representativo da personalidade da loja. Quem conhece esta cadeia de lojas sabe que os artigos que vende são peças que assentam numa lógica que vai desde uma espécie de estética de artesanato à estética das antiguidades. O logo é demasiado despojado para representar este tipo de produtos.

 

Tentando perceber como a marca poderia ter evoluído, sem dar um passo maior do que a perna, fizemos um esboço do que consideraríamos ser uma boa solução.

O gato tem uma cara simpática que toda a gente reconhece, é um design gráfico mais “humano”, mais desenhado, com um bom pormenor na transição dos bigodes do preto para o branco, um nariz e uns olhos expressivos. A marca manteria uma linha de continuidade com o passado mesmo com um toque moderno mas não deixando de ser representativo da alma da loja.

Basicamente é a mesma coisa que o Starbucks tem feito com o seu logótipo, vai focando um pormenor do logo inicial, mantendo uma linha gráfica reconhecível.

 

 

Concluindo, na nossa opinião o novo logótipo não se adequa a uma marca que já tem mais de 3 décadas e que agora aparece completamente diferente, mantendo o mesmo tipo de produtos e de público-alvo.

Nota: Se repararem em alguma imprecisão ou erro por favor enviem e-mail para geral@logotipo.pt

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