Como vectorizar um logótipo pré-existente

Como temos imensos pedidos de vectorização de logótipos vamos explicar o processo.
Muitas empresas têm logótipos com algum tempo e que por alguma razão perderam os ficheiros vectoriais. Há casos de empresas a quem nunca forneceram esse tipo de ficheiro.

Como existem marcas que têm uma ligação muito forte com o seu logótipo e preferem não mudar, muitas vezes pedem-nos para transformar o logótipo na sua versão vectorial, mantendo intacto o aspecto do mesmo.

Para vectorizar um logótipo precisamos de ter um software de desenho como o Adobe Illustrator, o Corel Draw ou o Inkscape (opensource).

Depois de obter um destes softwares devemos importar a imagem do logo para o programa, normalmente um simples “copy+paste” serve.

Quando já temos a imagem do logo que queremos vectorizar aberto temos que estudar a sua geometria, perceber as camadas que tem, o tipo de letra utilizado, cores, possíveis efeitos de gradiente, efeitos 3d e outros que o logo possa ter.

Temos que ter em conta que existem logótipos bastante simples de vectorizar e outros bastante complexos. Tudo depende da geometria e dos efeitos que o logótipo utiliza. Para exemplificar aqui fica um logo simples (Microsoft) e um complexo (Wines of Portugal):

Este é um trabalho um pouco difícil para um leigo e vai depender da capacidade de desconstrução gráfica de cada um. Saber desenhar conta muito neste tipo de análise do logótipo a vectorizar. Vamos mostrar um exemplo para ser mais fácil perceber o que está incluído neste tipo de trabalho.

 

Escolhemos um logótipo antigo da RTP porque é um logo famoso e tem alguma complexidade.

Olhando para o logo podemos reparar logo que é formado por uma grande oval que é o principal da composição. Depois conseguimos ver que esta oval maior é cortada por uma oval mais pequena onde vai aparecer o texto RTP.

Depois de ter esta forma principal do logo vamos fazer as 4 linhas que fazem uma espécie de grelha, 3 horizontais e 1 vertical. Reparamos que estas linhas horizontais têm um distanciamento em espaço negativo para a oval e vamos ter que recortar a mesma para ficar conforme o logo original. A linha vertical é cortada pelas horizontais de cima e de baixo e não tem o distanciamento na moldura oval.

Depois da moldura estar completa com a oval e a grelha há que encontrar o tipo de letra utilizada no logo. Nesta fase conta muito a experiência profissional e a consequente familiaridade com os tipos de letras existentes. Imediatamente podemos ver que é uma fonte muito similar à Courier New mas não temos a certeza se é essa tipografia. Ao testar reparamos que não é mas a diferença é pouca.

Existem fóruns com designers experientes que nos podem informar qual o tipo de letra em questão, como o What the Font, ou o Dafont. Existem também websites que nos podem ajudar analisando a fonte visualmente ou por uma série de questionários, como o Identifont. Ambos são processos um pouco complexos para quem não tiver dentro do meio do design gráfico.

Se o logo a vectorizar for de uma empresa “anónima” poderíamos deixar a Courier New mas se fosse o caso da RTP teríamos que encontrar o tipo de letra 100% fiel ao logo. A Courier Prime seria uma hipótese bastante competente.

Em cima pode ver o resultado da vectorização comparando com o original. Este exemplo é um logótipo simples embora com alguma complexidade e não seria um desafio grande para os nossos designers. Existem no entanto logótipos bastante complexos que requereriam muito mais tempo da parte da nossa equipa.

No final do processo podemos fornecer, conforme o pedido do cliente, vários ficheiros vectoriais do logo. Se o cliente quiser, por pouco mais enviaremos também versões do logótipo em escalas de cinza, monocromáticas e em fundo escuro.

 

Se tiver interesse na vectorização do seu logótipo, peça-nos um orçamento sem compromisso. Envie-nos a imagem do logo e a partir da mesma avaliaremos a complexidade e consequente tempo que demora a vectorizar.

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Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



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