14 Junho, 2022
A Sonae foi redefinir a sua linha gráfica ao exterior, mais concretamente com agência Saffron.
O mote principal da nova imagem é “o equilíbrio entre a tecnologia, o método e o rigor (expresso nos traços vectoriais), com o toque humano, a criatividade e o talento (visível nos traços manuais)”. A marca pretende aliar a espontaneidade humana à frieza da tecnologia, isto é facilmente apercebido pela junção da tipografia e as pinceladas inseridas em cada um dos caracteres.
A prévia mudança de imagem da Sonae, tal como escrevemos no passado, pareceu-nos muito aquém do que uma marca da dimensão da Sonae necessita e a imagem que aparece agora é um grande salto qualitativo!
O novo logótipo é bastante simples, a palavra Sonae num tipo de letra que não conseguimos desvendar, mas que é parecido com a ITC Avant Garde, onde cada uma das letras em azul-escuro tem uma pincelada em azul claro. A ideia é interessante e funciona bastante bem, resulta num logo com personalidade. Em relação ao equilíbrio que era pretendido, não podemos deixar de pensar que este pende mais para o espontâneo, talvez as pinceladas devessem ser menos expressivas de modo a equilibrar esta dualidade.
No vídeo em baixo podemos perceber as intenções da nova imagem.
Ao vê-lo não conseguimos deixar de nos lembrar da marca de transportes e logística STEF que partilha praticamente as mesmas cores e os dois anéis sobrepostos.
Outro logótipo que nos surgiu no pensamento foi o da CGD, fez-nos recordar as pinceladas que aparecem junto com o logo clássico da CGD. Na altura em que esta alteração surgiu escrevemos sobre o assunto aqui.
Quando este modelo se estende para as restantes marcas das várias áreas de negócio da Sonae achamos que a identidade perde qualidade. Nestas marcas subsidiárias aparece um novo símbolo composto por dois anéis, um rigoroso e outro em forma de pincelada, que se entrecruzam. De novo é procurada a junção entre o rigor e o gesto espontâneo, mas estes logótipos ganham uma complexidade que os torna confusos.
Este conjunto de logos é composto pelos anéis, pela designação de cada área (MC, Universo, BrightPixel, Worten, Sierra e Zeitreel) e pela palavra Sonae como subtítulo. Como oservamos na imagem acima, o ponto comum a todos os logos é o anel azul-escuro e a palavra Sonae no subtítulo. O problema que vemos nestes logótipos é que os títulos têm o mesmo efeito da pincelada que o símbolo. O efeito de pincelada torna os logos demasiado complexos, o que perturba a legibilidade. Outro problema é que as cores do símbolo das circunferências não coincide com as cores do título. Esta falta de correspondência cromática torna os logótipos pouco harmoniosos, principalmente no caso Universo, Worten e Zeitreel.
As cores dos títulos têm combinações aparentemente aleatórias, pensamos que ficaria mais interessante se apenas o símbolo dos anéis tivesse o efeito pincelada, um pouco como o logótipo da Sonae desenhado pela McCann. Outra alternativa para simplificar, seria prescindir do símbolo dos anéis e deixar apenas o texto de cada marca com o efeito pincelada, à semelhança do logo-mãe da Sonae.
Nota: Se descobrirem alguma imprecisão no artigo estamos disponíveis para modificá-lo, por favor contactem pelo geral@logotipo.pt
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.