Novo logótipo da Sonae 2022

A Sonae mudou de imagem gráfica!

A Sonae foi redefinir a sua linha  gráfica ao exterior, mais concretamente com agência Saffron.
O mote principal da nova imagem é “o equilíbrio entre a tecnologia, o método e o rigor (expresso nos traços vectoriais), com o toque humano, a criatividade e o talento (visível nos traços manuais)”. A marca pretende aliar a espontaneidade humana à frieza da tecnologia, isto é facilmente apercebido pela junção da tipografia e as pinceladas inseridas em cada um dos caracteres.

A prévia mudança de imagem da Sonae, tal como escrevemos no passado, pareceu-nos muito aquém do que uma marca da dimensão da Sonae necessita e a imagem que aparece agora é um grande salto qualitativo!

O novo logótipo é bastante simples, a palavra Sonae num tipo de letra que não conseguimos desvendar, mas que é parecido com a ITC Avant Garde, onde cada uma das letras em azul-escuro tem uma pincelada em azul claro. A ideia é interessante e funciona bastante bem, resulta num logo com personalidade. Em relação ao equilíbrio que era pretendido, não podemos deixar de pensar que este pende mais para o espontâneo, talvez as pinceladas devessem ser menos expressivas de modo a equilibrar esta dualidade.

No vídeo em baixo podemos perceber as intenções da nova imagem.

Ao vê-lo não conseguimos deixar de nos lembrar da marca de transportes e logística STEF que partilha praticamente as mesmas cores e os dois anéis sobrepostos.

Outro logótipo que nos surgiu no pensamento foi o da CGD, fez-nos recordar as pinceladas que aparecem junto com o logo clássico da CGD. Na altura em que esta alteração surgiu escrevemos sobre o assunto aqui.

Recordando o passado da marca, podemos pensar que existe alguma influência da imagem  criada pela McCann, que colocamos em baixo e que também aliava a espontaneidade do símbolo, que é um conjunto de pinceladas, com o rigor “vectorial” da tipografia.

Quando este modelo se estende para as restantes marcas das várias áreas de negócio da Sonae achamos que a identidade perde qualidade. Nestas marcas subsidiárias aparece um novo símbolo composto por dois anéis, um rigoroso e outro em forma de pincelada, que se entrecruzam. De novo é procurada a junção entre o rigor e o gesto espontâneo, mas estes logótipos ganham uma complexidade que os torna confusos.

Este conjunto de logos é composto pelos anéis, pela designação de cada área (MC, Universo, BrightPixel, Worten, Sierra e Zeitreel) e pela palavra Sonae como subtítulo. Como oservamos na imagem acima, o ponto comum a todos os logos é o anel azul-escuro e a palavra Sonae no subtítulo. O problema que vemos nestes logótipos é que os títulos têm o mesmo efeito da pincelada que o símbolo. O efeito de pincelada torna os logos demasiado complexos, o que perturba a legibilidade. Outro problema é que as cores do símbolo das circunferências não coincide com as cores do título. Esta falta de correspondência cromática torna os logótipos pouco harmoniosos, principalmente no caso Universo, Worten e Zeitreel.
As cores dos títulos têm combinações aparentemente aleatórias, pensamos que ficaria mais interessante se apenas o símbolo dos anéis tivesse o efeito pincelada, um pouco como o logótipo da Sonae desenhado pela McCann. Outra alternativa para simplificar, seria prescindir do símbolo dos anéis e deixar apenas o texto de cada marca com o efeito pincelada, à semelhança do logo-mãe da Sonae.

Concluindo, a marca melhora bastante a sua imagem gráfica e ganha uma família de logótipos que claramente partilham uma identidade. Menos bem conseguidos estão os logos das marcas do grupo Sonae que ao contrário do logo principal estão demasiado complexos.

Nota: Se descobrirem alguma imprecisão no artigo estamos disponíveis para modificá-lo, por favor contactem pelo geral@logotipo.pt

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *