Novo Logótipo Sonae

A Sonae é uma empresa que todos conhecemos pela sua força no mercado, pelo seu espírito de empreendedorismo e pela figura do engenheiro Belmiro de Azevedo. Sonae é um nome  que conhecemos muito mais pela fama que tem do que pela sua imagem gráfica, ontem  foi  apresentada ao mundo a sua nova identidade gráfica que substitui a anterior representada pelo logótipo em baixo.

Sonaeflower

Este logótipo não é especialmente inovador, especial ou apelativo mas tinha alguma qualidade, transparecia profissionalismo e rigor.

A Sonae apresentou publicamente com grande pompa e circunstância a sua nova imagem e temos que dizer que está muito aquém do que esta marca representa!

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sonae

A empresa criadora deste trabalho é a Ivity e decepcionou de uma forma avassaladora, pegou numa ideia que nos parece boa, o uso do círculo como ponto de partida, esta forma geométrica acompanha a marca desde o inicio e é uma forma com imenso potencial, ( tal como podemos ver no vídeo de apresentação da imagem nesta ligação:
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mas o potencial do círculo, do átomo, da forma que combinada pode gerar as mais diversas, originais e espectaculares imagens surge um logótipo muito fraco. O logótipo basicamente é uma tipografia formada por círculos, uma tipografia com sérias deficiências de coerência entre as letras que o constituem, um trabalho medíocre e apenas marcante pela negativa, faz-nos lembrar o flop do logótipo dos jogos olímpicos de 2012 em Londres que criou uma polémica sem precedentes no mundo do design gráfico. A Ivity é uma empresa de grandes projectos e que normalmente apresenta uma qualidade e criatividade acima da média não entendemos este projecto tão debilitado no que concerne à força  e até à legibilidade gráfica.

Podemos encontrar neste portal de tipografias exemplos que serviriam de logótipo com muita mais qualidade que o que nos apresentam ontem.

( http://www.dafont.com/theme.php?cat=302&page=8&text=SONAE ).

Talvez a Sonae não precise de ter uma boa imagem gráfica para ser reconhecida no mundo dos negócios mas merecia ter uma sem dúvida!

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Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



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27 comentários em “Novo Logótipo Sonae

  1. Como eu já tinha dito noutros locais, existem vários factores que podem condicionar o trabalho da agência é verdade, por vezes os clientes colocam condicionantes que põem um travão na criatividade. É certo que a última palavra não é da agência, mas as propostas são e a mim faz-me confusão como esta passou, porque à partida isto nem seria apresentado ao cliente.

    A aplicação do circulo no logótipo é capaz de ser mesmo a pior possível.

  2. Um trabalho de péssima qualidade agravado pelo facto de se destinar à maior empresa privada do país. A falta de profissionalismo e competência de quem criou a identidade fica flagrantemente visível quando analisamos as aplicações da Marca. Que mereciam apenas estarem na secção de “como não utilizar a marca” de um Manual de identidade. Estou certo que a vocação da IVITY será a publicidade (aliás o filme mais parece uma campanha política, uma uma cena do esmiuçar os sufrágios) mas então deviam ter capacidade de reconhecer o papel dos designer e entregar a identidade a alguém competente.

  3. O que está em causa, é mesmo como é que esta proposta pode chegar ao cliente sequer, isto está demasiado mau, de um conceito cheio de potencial, conseguiram o impossivel, fazer algo realmente mau!!…não acredito que a sonae avance com isto!!

  4. Quando se ouve a palavra “criatividade” no vídeo, vê-se a imagem de um smiley feito com círculos. Para uma empresa capaz dessa proeza até estou admirado em terem conseguido usar uma fonte que não a Arial.

  5. Encomendavam aqui neste site como diz no header > “Pacote Logo, 2 logotipos em 5 dias uteis > 190 euros + IVa” POupavam umas croas. Lol

  6. As animações do video estão defacto espetaculares… e fazem crescer a espectativa para a visualização do logotipo.
    No final…a grande decepção.
    Não sei se por o video alimentar essa espectativa…ou mesmo pela fraca qualidade.
    Enfim…perfiro o anterior….mais formal.
    Acho q nem era preciso tanto para chegar a isto…tenho tipos de letra instalados no meu PC…e que fariam isto no word em menos de 1min.
    Enfim…

  7. Realmente a culpa não morre solteira, pelo que o cliente pode ser um entrave, mas tudo depende da forma como esses entraves são encarados. Muito sinceramente, para além da questão de identidade, grave, gráficamente gravemente resolvida, há uma questão de bom senso e gosto em falta, isso sim é preocupante… não me digam que designers de comunicação gráfica estiveram envolvidos, porque a classe fica comprometida…

    Não costumo acreditar nestas ‘coisas’, mas que elas andam aí andam…

  8. Conhecem o conto do “Rei Vai Nú”, não conhecem?
    Pois é exactamente o que aqui se passa!
    O Rei vaidoso tem por nome Belmiro de Azevedo e o alfaite trapaceiro é um senhor chamado Carlos Coelho!

  9. Considero este novo logótipo completamente desajustado do grupo que tenta representar, com demasiado ruído, quando usado em pequenos formatos torna-se horrível. É engraçado saber que na melhor toalha caí a pior nódoa. A ideia está bem concebida, todo o palavreado, todo o conceito…é bastante vendível, e o vídeo e o som envolvente está bom…mas quando surge o logotipo é como um balde de agua fria…sinceramente esta nova imagem é ZERO…aliás é feito com ZEROS…

  10. Estamos ainda a esquecer outro pormenor, o cliente aceitou este produto!
    O Produto é péssimo, mas o cliente aceitou!!! E a pergunta é… como? como é possível, com certeza passou pelos olhos de várias posições hierquicas, pessoas mais ou menos inteligentes e experientes…
    Mas do que o lamentável Logotipo, para mim ainda é mais assustador o facto de terem aceite.

  11. Pois, o Marketing da Sonae sempre teve umas demonstrações de ineficiência e umas escolhas muito dúvidosas, tanto em termos estratégicos com gráficos. Mais uma prova disso. Muito Grave!

  12. Está a custar me engolir este logótipo… k falta de sensibilidade por parte do client e do designer….
    Realmente o conceito é bastante interessante, mas o resultado final nao vale nada, nao tem legilibilidade como já foi dito e em termos de usar isso em tamanhos pequenos só se vai ver a mancha de cor…

  13. Conceito e video bem estruturados mas logo… muito aquem das expectativas menos optimistas. Contactem Oficina d’Imagem – “Concerteza fazemos logotipos melhores que este “

  14. Hehehe! Fazemos assim, Tio Belmiro, por consideração a si que já foi meu patrão, uma vez que fui caixa no modelo enquanto estudava, e que já gastou uma bela nota la fora quando deveria de apostar no produto interno que é mais barato e ao que parece mais criativo por sinal, faço-lhe um logo por €1000, mande o briefing que eu resolvo isso.

    Terrivel, o ultimo era mau, mas este entao… parece o logo de uma clinica de investigação Bio… coiso! É isso…

  15. Comparar esta caca (leão d'ouro em Cannes) da Ivity com o trabalho da Universal Everything para os Jogos Olímpicos, só pode ser feito em tom da brincadeira… Matt Pyke FTW!

  16. O Hábito de criar imagens corporativas com prazo de validade já se estava a tornar um hábito mas isto ultrapassa tudo.
    Não costumo criticar o trabalho de colegas de profissão e até tenho uma mente aberta mas quero acreditar que o grupo de criativos que desenvolveu este trabalho estava a passar por uma fase menos boa. Talvez tenham recebido as ordens de marcha a meio do processo e resolveram borrifar-se no resto do trabalho.
    O que é de espantar é a falta de visão do departamento de marketing da Sonae que, para além de não perceber nada da "poda", não defenderam a imagem da empresa que lhes dá de comer. Se eu tivesse o apelido Azevedo já os tinha posto todos a andar.
    Já não bastavam os putos que saem dos cursos às catadupas e que, por viverem em casa dos pais, não sabem o que custa ganhar a vida e por isso vendem os logotipos ao metro, desvalorizando o trabalho de centenas de bons designers (daqui a uns anos, quando tiverem que pagar casas e sustentar filhos, vão ver o que custa a merda que andaram a fazer), ainda temos que levar com estes exemplos que só dão razão àqueles que proferem frases como: "O logo é uma merda mas o cliente gostou" ou "Para quem é, bacalhau basta".
    Vender um estudo de imagem corporativa nunca foi fácil e muitas vezes éramos obrigados a um tortuoso braço de ferro com o cliente para fazer vingar um conceito mas o resultado acabava por, eventualmente, ser benéfico para ambos os lados. Para além do trabalho de conceptualização também existia um esforço de formação para com o cliente.
    Meus amigos. A nossa profissão vai de mal a pior. Não criem uma Ordem dos Designers Gráficos ou coisa parecida que vão ver. Não vai ser o Clube de Criativos nem o Centro Português de Design que vai fazer isso.

  17. Tendo em conta as reacções explicitas pelos especialistas neste blog , uma coisa é inalienável , ninguém fica indiferente , seja pela positiva ou pela negativa. Era bom no entanto que associassem que tipo de mensagem se pretende passar neste logo e que mensagem existia no anterior , se existe uma rotura forçada de conceito, se a simplicidade é propositada ou inocente , e o que ele tenta transmitir. Eu não trabalho para nenhuma companhia de design , apenas me interesso por simbologia.

  18. O tio Belmiro nem consegue dormir com as vossas opiniões. O logo está uma cagada? está!! e depois?
    A Ivity é aquela agencia daquele "mete nojo" que tem a mania que percebe de marcas? lol

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