14 Junho, 2022
A nossa “Epopeia Logotípica” da quarentena surgiu de uma brincadeira entre colaboradores e que vimos imediatamente que tinha potencial para umas risadas utilizando o que mais gostamos, logótipos!
Preparamos uma série de quadras utilizando logótipos conhecidos! Todos os dias postamos uma imagem, durante 20 dias. Cada verso tem que conter um logótipo diferente de modo a fazer sentido e relatar algo que tenha a ver com a pandemia que todos sentimos “na pele”.
A ideia é encarar a quarentena com bom humor e ajudar a dar umas risadas. Esperemos que gostem, pelo menos ao fazer estas quadras já houve muita risota por cá!
Por favor não julguem as nossas capacidades poéticas, o nosso forte não é a literatura!
A primeira quadra começou com a migração que tivemos que fazer para casa, utilizando o logótipo da Innocent, da marca mais visada nesta pandemia, a Corona, pelo Sapo e a marca do Continente, Kasa.
Depois aparece o Presidente Marcelo a decretar estado de emergência, aos mais cautelosos que já estavam em casa, juntou-se a maior parte da população! Utilizamos o logótipo da marca de queijos Président, o da Audi, o da O Feliz (com um corte nada estético) e o da Nacional.
Fechados em casa começaram a chegar os queixumes, as pessoas não gostam de estar fechadas em casa! Utilizamos os logótipos da Melom, da Tena, do El Mundo e da Nós (ou nús)?
A quarentena começou a parecer que nunca mais iria acabar, as pessoas sonhavam com o exterior, com o sol, a praia, a natureza, o exercício lá fora! Aparecem os logos da Saab, da Brisa, da Matinal e da Saborosa.
No Dia da Terra, os profetas da ecologia andavam a dizer que o planeta estava-se a vingar de nós, humanos. Havia um discurso belicista na comunicação social e um futuro ideal que parecia bem longe. Foram utilizados os logos do DaTerra, Gant, Plena e Futuro.
Começamos a falar de esperança, e demos a entender que apesar de estarmos afastados, temos a tecnologia actual que nos permite estar perto mesmo que fisicamente longe. Foram utilizados o logo da Vital Health, do Jornal Sol, da Olá e da marca do Minipreço, Dia.
Na quadra número 7 congratulamos os portugueses pelo cumprimento das regras e os que nesta pandemia ajudam os que estão mais vulneráveis na nossa sociedade. Muitos portugueses dependem do seu trabalho para sobreviver no dia a dia, a perspectiva de deixar de poder trabalhar abalou muitas famílias. Aparece o logótipo da Nobre, da Cem por Cento, da Lusa e da Briosa.
No dia de 25 de Abril esforçamo-nos para compor uma quadra para esse dia tão especial para a nossa nação! Houve muita controvérsia por causa das comemorações na Assembleia da República mas acabou por ser um dia especial na mesma. Não é preciso sair à rua para se comemorar esta data, em 2021, lá estaremos com o cravo na mão! Tranquilidade, Revista Sábado, Editora Abril e Sabonetes Fa foram os logos escolhidos.
Nesta quadra decidimos falar das pessoas que sempre adoraram estar em casa e que estão, como de costume, encerrados a fazer o que sempre fizeram em casa! São pessoas contra a corrente porque como é óbvio maior parte das pessoas quer é andar a passear. A marca VivaMelhor, a Sem, As Edições ASA e a Puma foram utilizados nesta quadra.
Na décima quadra falamos da tão famosa curva do gráfico que tanto esforço nos pede para se manter suave! Utilizamos os logótipos da Lancia, da Desigual, da Escada e da Ultra Suave.
Aqui temos mais palavras de alento e esperança, temos uma referência subtil ao açambarcamento de papel higiénico, falamos da típica saudade portuguesa e da nossa condição de “reclusos”. A Charcutaria Primor, a Renova, o Festival Musa e a Fidelidade foram os logos escolhidos.
Como todos sabemos, existem inúmeras vozes dissonantes do consenso nesta pandemia, quer seja o Trump ou o Bolsonaro ou até especialistas contra corrente! Há muitas opiniões que além de serem parvas são também perigosas. Temos que tentar perceber onde está a verdade e evitar comportamentos que nos põem a nós e aos demais em risco. Utilizamos o logo do Porto Calém, da TAP, da Nestlé Sublime e do Estádio do Bessa.
Depois chega a polémica das máscaras, durante semanas não sabíamos se haveríamos de utilizar ou não! Mais desinformação, mais afirmações contraditórias, máscaras caseiras, máscaras profissionais, viseiras e tecidos especiais! Nesta quadra utilizamos só logótipos de publicações portuguesas, o Jornal Público, o Jornal Expresso, a Revista Caras e a Revista Visão.
Entretanto chegou o 1 de Maio e tivemos que caprichar no tema! Como sabemos houve desrespeito pelas regras por parte da UGT e a indignação do país ainda se faz sentir, mesmo passados vários dias. Utilizamos o logo da Kraft Mayo, da Revista Exame, da marca É do continente e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Uma coisa que tinha faltado nesta “Epopeia” tinha sido falar do flagelo que é o aumento de peso nas pessoas encerradas em casa! Pegamos no logótipo da Guloso, (tinha que ser), da Frigo, da Mini e do Recheio Cash and Carry.
A seguir chega o Dia da Mãe, um dia muito penoso porque as mães merecem todo o carinho! Como não é aconselhável sair tivemos que recorrer à Florista.pt que fez chegar um belo ramo de tulipas amarelas à minha mãe! (Desculpem o tom pessoal mas tinha que agradecer!) Utilizamos o logo do Bom Dia Portugal da Rtp, da Mimo´s, da Florista.pt e da Bombonaria Bonitos.
Com o final do estado de emergência à vista reafirmamos a necessidade de ter todo o cuidado com os contactos sociais, mantendo-nos sempre que possível em casa. A doença apareceu pouco antes da Primavera e a esperança é que vá embora pelo Verão!
Na quadra número 18 sublinhamos que é necessário estarmos atentos à informação que realmente é fidedigna, a pandemia irá passar. Apesar dos portugueses serem conhecidos como pessoas com um temperamento calmo e algo triste também somos um povo sempre com esperança num futuro melhor. Não é por acaso que temos milhões de emigrantes pelo mundo fora! Utilizamos nesta quadra o logo dos Hotéis Pestana, das Bolachas Triunfo, Da Cervejaria Lusitana e da Boa Nova.
Como é óbvio, este ano, as férias vão ter que ser muito bem pensadas e quase de certeza dentro do nosso país. A economia e todos os que vivem do turismo agradecem. Como diz o slogan, “vá para fora cá dentro”. Aqui utilizamos o logo do Allgarve, do Turismo de Portugal, do Nosso Shopping e do Jornal Eco.
Por fim fizemos uma quadra em jeito de despedida, apelando ao cuidado, porque a pandemia ainda está para durar.
Foi um exercício divertido, construir esta narrativa em forma de um poema “simplório” com recurso aos nossos bem amados logótipos.
Esperamos que tenham gostado, mantenham-se bem informados e em segurança.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.