Nova imagem gráfica da Caixa Geral de Depósitos

O logótipo da Caixa Geral de Depósitos, portuguesa, com pinceladas!

cgd141-Aniversario_480x380

A Caixa Geral de Depósitos tem estado a ser motivo de debate na praça pública. Por motivos administrativos e políticos todos temos ouvido falar deste banco. Talvez por isso, apareceu recentemente com uma nova estratégia de marketing que engloba modificações na sua linha gráfica. Embora ainda não haja informação concreta, existem já alguns exemplos de aplicação, nomeadamente no website da CGD e nas suas agências.

A nova CGD quer aproximar-se do cidadão português. Para isso recorre às cores da bandeira, a um slogan bem familiar e a uma imagética de portugalidade, como a loiça Bordallo Pinheiro, corações de filigrana e citações de Fernando Pessoa.

cgd-pessoa

O logótipo “CGD” recentemente foi tido como um dos membros do restrito grupo das marcas que não precisam de texto para serem identificadas ( uma marca como a Apple, Nike, Mercedes entre outras ). Se repararem, desde 2014, no material publicitário da marca não aparece o texto “Caixa Geral de Depósitos”. O logo agora aparece com duas pinceladas no topo superior esquerdo, uma verde e outra vermelha, bem ao gosto do nacionalismo pretendido.

As cores da bandeira aparecem também em cartazes a acompanhar o slogan novo, “A Caixa. Portuguesa, com certeza”. Nuns casos com o mesmo tipo de pincelada do logo noutros casos num grafismo mais formal. Uma questão que surgiu na nossa pesquisa acerca desta mudança, é que existe um produto d’Antiga Barbearia do Bairro que utiliza um slogan quase igual “ É uma caixa portuguesa com certeza!”, podem ver aqui. Apesar das duas marcas estarem em panoramas completamente diferentes é um factor que enfraquece o marketing da CGD.

seguro-cgd

Existiam pistas a indicar esta mudança. Por exemplo, este novo slogan é uma variação do anterior “ Na caixa, com certeza”. Lembram-se da Maria Rueff a repetir isto até à exaustão no anúncio de TV?

cgd-bordallo

A nova linha gráfica global da CGD aparece sensivelmente um mês após aparecer num “palco secundário”. Nos produtos de Habitação, Depósito a Prazo e Saúde. Podem ver os exemplos em baixo.

141-Aniversario-e_480x380

A vontade de aproximar via marketing a marca aos portugueses através do marketing é legítima e vantajosa mas não foi levada a cabo da melhor maneira por vários motivos, que expomos em baixo.

A adição das pinceladas parece-nos mal conseguida na sua relação com o ícone “CGD” e numa crítica mais pormenorizada as duas pinceladas no logo são graficamente a mesma, ou seja, é o mesmo elemento gráfico reproduzido em diferentes cores e proporções.

Houve apenas uma distorção perdendo-se assim a espontaneidade que se quer passar quando se utilizam pinceladas em design gráfico.

As pinceladas também perturbam o equilíbrio concêntrico da forma da sigla CGD criando uma atenção excessiva à esquerda.

As cores da nossa bandeira são muito difíceis de trabalhar a nível de design gráfico. Muito frequentemente acabam por dar um aspecto simplório e “popularucho” às marcas que se arriscam a utilizá-las.

Outro motivo, é a memória imediata da Portugália com as duas pinceladas nos aviões, como podemos ver na imagem.

pga-cgd

Temos uma suspeita de que este pormenor das pinceladas é somente um artifício decorativo que não vai chegar a ser oficial. Na página de Facebook da Caixa continua o logo normal apesar de já terem partilhado imagens com a nova versão. Nas agências do banco todos os cartazes têm o logo com as pinceladas.

Conclusão, a nova imagem da CGD aparece de uma forma confusa procurando apelar ao espírito nacionalista, numa tentativa de reconciliação após a “telenovela” da administração que não queria desvendar os seus rendimentos. Resumindo, o logo mudou para pior, o slogan mudou ligeiramente e a comunicação passa a apelar essencialmente aos valores da portugalidade.

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

2 comentários em “Nova imagem gráfica da Caixa Geral de Depósitos

  1. Também têm de ter em conta que a CGD sabe que o CaixaBank espanhol comprou o BPI e quer posicionar o Banco como o único grande Banco Português, dando destaque às palavras CAIXA e PORTUGUESA.

    1. mas fizeram uma borrada de trabalho e estão a comunicar uma completa evidência: a portugalidade da caixa é um conceito intrinseco da marca e não acrescenta valor ao negócio só por si (e que o slogan brejeiro só piora), como se viu no pessimo exemplo de administração ruinosa, mais valia investirem numa estratégia de comunicação focada na competencia para tentar limpar as nódoas do passado

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *