O outro lado do logotipo da Fedex

_

_

fedex.0

fedex

______A generalidade dos logotipos são criados para representar uma marca ou uma instituição. E na maioria dos casos o objectivo principal de quem os cria é atingir na sua composição uma mensagem com um sentido directo, e que vá de encontro sem dificuldades e complexidades visuais até ao receptor da mensagem. Por isso, e desta forma, normalmente são criados logotipos  pregnantes, simples, concisos e, claro, atraentes. Contrapondo este tipo de criações existe um logotipo em especial que se destaca do geral por carregar em si um sentido ambíguo e escondido à primeira vista, e estou-me a referir ao logotipo da FedEx. Durante anos eu olhei para este logotipo e várias vezes questionava como é que uma marca tão prestigiada internacionalmente como a FedEx poderia lançar no mercado um logotipo que fosse composto apenas por uma tipografia e uma combinação de duas cores, e tudo feito tão superficialmente. Quando ao invés, poderia ser um logotipo realizado sob uma série de possíveis combinações com símbolos capazes de enriquecer a composição geral substancialmente, pois afinal para mim eram apenas um conjunto de letras coloridas. Recentemente fiquei surpreendido quando encontrei uma descrição que explica o conceito deste logotipo. No espaço que existe entre a letra”E” e a letra “x” aparece representada uma seta. Um jogo de composição extremamente hábil e que denota uma perspicácia muito grande e olho bem aberto por parte de quem o criou, neste caso por parte do Sr. Lindon Leader.  Segundo as suas palavras a seta criaria na composição geral um sentido de precisão e rapidez, adjectivos estes que caracterizam muito bem a missão da empresa Federal Express.
Este tipo de composição lança alguma polémica em torno da ética criacionista de logotipos, isto porque a sua eficácia na chegada da mensagem ao receptor é substancialmente reduzida, logo à partida não cumpre a 100% a missão  esperada num logotipo em geral, que é a de comunicar evitando os ruídos. Por outro lado, é um tipo de criação que carrega em si uma espécie de segredo quando este é revelado ao receptor, tornando-se especial aos olhos de quem descobre este jogo tipográfico, porque afinal foi durante o tempo todo um logotipo com uma mensagem muito forte, mas que simplesmente correu algum risco por circular pela corda bamba.





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados