14 Junho, 2022
– – A Apple é uma marca muito conhecida entre o meio do design e que se está a expandir e a popularizar fortemente, este sucesso deve-se principalmente à qualidade que apresenta em todos os campos de actuação, os seus produtos. A questão que levantamos aqui é o seu proteccionismo exacerbado quanto à sua imagem gráfica, há pouco tempo tivemos conhecimento de um caso de tribunal entre a referida marca e uma escola canadiana que utilizava um logótipo de uma maçã medianamente similar à da marca Apple (ver figura em baixo). – – A Apple considerou este logótipo demasiado parecido com o seu e contactou a escola canadiana com uma carta dos seus advogados acusando a mesma de estar a usar o símbolo da sua empresa. – – – – Mais recentemente a Apple resolveu "implicar" com o logótipo da Woolworths uma marca de supermercados australiana, este logótipo foi desenhado pelo designer Hans Hulsbosch e na nossa opinião revela o extremismo da Apple uma vez que se no caso anterior víamos semelhanças claras entre o "acusado" e o original aqui continuamos a vê-las mas de uma forma tão ténue que se torna idiótico a conduta da empresa. O autor do logótipo da Woolworths disse que por esta lógica a Apple vai ter que processar muitas empresas de frutas. Conclusão, a Apple uma marca tão apreciada pela sua funcionalidade, desempenho técnico e design de topo em questões de território é de uma ferocidade incompreensível e fora de qualquer padrão aceitável. Nem sequer estas maças estão trincadas, logo não há pecado =D
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.