Zero+1 Arquitectos

O desafio que o atelier ‘Zero mais 1 Arquitectos’ nos colocou foi conseguir com uma grande economia de meios criar uma imagem gráfica com rigor que representasse a sua ideologia projectual na área da arquitectura.

A Ideoma respondeu ao repto com grande entusiasmo e empenho pelo que, os resultados finais comprovam isso mesmo.

Houve uma estreita colaboração e diálogo apesar de dificultados pela distância cibernética dum e-mail ou de um telefonema esporádico, o trabalho resultou numa solução que atendia ao pedido dos caros arquitectos Pedro e Teresa e que satisfazia as exigências de qualidade gráfica da Ideoma.

De seguida apresentamos um conciso manual de normas para a identidade gráfica do atelier ‘Zero mais 1 Arquitectos’ onde incluímos as regras indispensáveis para manter a integridade do trabalho gráfico.

Pela natureza simples e essencial do logótipo a sua aplicação nos variados suportes do estacionário fez-se de uma forma natural e cuidada, foi criada uma linha de coerência entre todos os elementos da imagem gráfica onde se permitiram algumas excepções controladas. O logótipo foi na maior parte dos casos colocado no canto superior esquerdo sendo este o seu lugar natural uma vez que é o local mais privilegiado de qualquer suporte, na face dos cartões comercial e de visita este foi colocado no flanco esquerdo centrado na altura visto ser o único elemento desta face do cartão e por isso mesmo a composição exigia-se diferente. O logótipo foi neste caso inserido sobre fundo escuro o que levou a uma inversão nos tons, ficou aqui comprovado que o logótipo funciona também neste situação.

Os restantes elementos do estacionário participam na linha de coerência que em algum momento ficou apelidado de “linha branca” e aqui o logótipo foi aplicado na sua versão primária com os tons cinza originais.

De acordo com a coerência já referida a tipografia escolhida para figurar em textos do atelier ‘Zero mais 1 Arquitectos’ foi a Agenda mais concretamente a Agenda light condensed e a Agenda normal condensed . Forneceremos o ficheiro desta tipografia para que possam utiliza-la de acordo com este manual de normas. Esta tipografia foi utilizada no subtítulo “arquitectos” que figura no logótipo e em todos os restantes textos da linha gráfica, como por exemplo a morada e contactos.

Escolhemos esta tipo de letra pela sua legibilidade apurada e pelo seu carácter de excepção, ela conta com pormenores muito interessantes que dão um bom aspecto ao texto corrido. É uma tipografia simples e simultaneamente com personalidade o que faz com que seja perfeita para a linha gráfica que propomos.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.