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História dos Logótipos: Mitsubishi

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A imagem de marca da Mitsubishi surgiu a partir do símbolo da companhia que a precedeu a Tsukumo Shokai que usava três losangos sobrepostos nas bandeiras dos seus navios, estilizações de uma planta aquática asiática. Este símbolo resultava do Kamon (“brasão”) da família do fundador da empresa Yataro Iwasaki e graficamente em conjunto com o kamon da família de Yamanouchi do clã de Tosa originou cruamente a forma que o logótipo tem hoje. Depois esta forma transforma-se a partir de um processo de depuração geométrica no símbolo baseado num triângulo equilátero que se mantém até hoje.

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mitsubishi

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A Mitsubishi só se passou a denominar desta forma algum tempo depois e só passou a ter um título juntamente com o ícone em 1955 e este era provido em kanji ( caracteres japoneses) numa tipografia chamada Mitarashi-ryu que foi utilizada até 1963.

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No ano seguinte o logo passou a ter um slogan mas inicialmente só no território japonês com o intuito de criar empatia com o grande público de consumo do Japão e reforçar a sua presença no mercado daquele país. O slogan era ” Convosco hoje e amanha” e visualmente traduz-se na imagem em baixo.

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O slogan seguinte ” À frente e sempre avançando” foi implementado em 1968 pelo presidente da empresa em vista de exportar a qualidade que foi crescendo na Mitsubishi. É nesta altura que começa a haver uma separação entre a imagem corporativa em território japonês e uma outra imagem para o resto do mundo e mais concretamente o ocidente.

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No ano de 1985 dá-se uma verdadeira ruptura entre o logótipo utilizado no Japão e aquele que é já mundialmente conhecido, no seu país de origem este torna-se apenas a palavra Mitsubishi na tipografia Helvetica num tom azul suave com o slogan ” Socio-tech: melhorando estilos de vida através da tecnologia”. Para fora do Japão é criado o tão popular símbolo que hoje conhecemos bem, os três losangos vermelhos que formam geometricamente um triângulo equilátero com o título em Helvetica, quanto ao slogan continua o mesmo neste caso. É nesta altura que também se opera uma importante mudança os logótipos passam a ter cor, azul no Japão e o vermelho no resto do mundo.

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É mais recentemente e pelo octogésimo aniversário da companhia que se reavaliam as valências da imagem corporativa e fazem-se mudanças superficiais à marca  mudando o slogan que passa a ser tanto no Japão como no ocidente ” Mudança para melhor”. No Japão continua a ser usado o logótipo mais simples em azul enquanto que internacionalmente como bem sabemos é usado o logótipo vermelho.

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Este logótipo teve um percurso muito consistente, teve uma origem muito interessante baseada na excelente geometria e simplicidade dos kamon. ( Os kamon japoneses são um manancial excelente de lições em relação ao design gráfico de marcas e brevemente abordaremos num artigo o seu valor.) A intemporalidade da identidade da Mitsubishi deve-se à simplicidade dos seus elementos, o símbolo que é basicamente um triângulo equilátero cortado por outros três mais pequenos de forma a criar uma espécie de ventoínha estática, o uso de um tipo de letra como a Helvetica com formas despretenciosas e de uma geometria muito elementar. Esta conjugação do essencial resultou num logótipo que se mantem forte após quase 90 anos da criação da empresa que representa.

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{ 5 Comentário… leia em baixo ouinsira um }

admin Novembro 29, 2012 às 17:23

Caro Francisco nós não temos acesso a esse documento, não foi a nosso empresa que fez este trabalho, este artigo é apenas uma reflexão sobre um dos logos mais icónicos do globo. Boa sorte com o seu trabalho.

Francisco Carlos Agosto 23, 2012 às 6:59

Estou desenvolvendo uma pesquisa (mestrado) sobre logomarcas, a Mitsubishi é uma delas. É muito importante para minha pesquisa, um contato como o documento que estabelece as medidas e proporções da construção da logomarca (a idendidade visual ou memorial descritivo da logomarca). É possível vocês me enviarem este documento?

Edge Novembro 30, 2011 às 22:00

with all respect! why this symbol remind us a sumerian symbol? three triangles get together at infinity center,for who knows it a symbol for success.Does the mitsubishi  part of some ancient culture?That´s why is a great trademark? good questions !! how about now? does it or not?
As I said ,with all respect,just to know about it!
My best regards!

admin Maio 4, 2011 às 16:52

Caro Francisco podemos "ver" no logo uma ventoinha, três diamantes ou simplesmente três losangos. Nós referimos a ventoínha apenas para fazer um  paralelismo não queremos com isso dizer que o logo procure assemelhar-se a uma.

Obrigado por ler e por  se interessar.

Francisco Abril 23, 2011 às 11:49

O texto diz que a relação entre os tres losangos se assemelham a uma ventinha estática, e quanto aos tres diamantes, isto não é verdade?
 

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