Logótipos das Presidenciais de 2011

Estão aí as Presidenciais De 2011 e com este acontecimento aparecem os logótipos das candidaturas e as cores da nossa bandeira são postas à prova. Como é evidente uma imagem de marca para um candidato à presidência de um país passa pela procura da identidade desse país e as cores da nação são as cores da bandeira, uma combinação que já tivemos oportunidade de referir que é muito difícil de trabalhar visto ao contraste muito acentuado entre o vermelho e o verde uma vez que são cores complementares. Vamos falar muito superficialmente dos vários casos das candidaturas que empregaram design gráfico profissional, os demais apenas podemos dizer que entendemos a falta de recursos. Para não ferir susceptibilidades optamos por colocar os candidatos por ordem alfabética mediante a designação no logo.

Em primeiro lugar temos o logótipo do actual presidente Aníbal Cavaco Silva onde optaram de uma maneira muito simples colocar três elementos coloridos, como três bandeiras uma de cada cor recorrentemente utilizadas para representar Portugal, isto é, o verde, o amarelo e o vermelho. Estes elementos têm uma simulação de movimento e terceira dimensão pela configuração ondulante das tiras coloridas como se estivessem a sofrer a acção do vento. A tipografia utilizada é de aspecto muito formal, serifada representando muito bem o carácter da candidatura.

Em segundo lugar temos na nossa opinião o logótipo mais original, um logo que recusou o uso das cores convencionais e focou-se apenas nos tons quentes. O símbolo que acompanha o título parece-nos ser uma espécie de flor que apresenta um grafismo bem trabalhado que inclusivamente tem uma simulação 3D em que vemos uma das pétalas a sobrepor sombra a outra. A tipografia é forte, bem marcada, aposta numa modernidade com um pouco de formalismo, mais uma vez pensamos que captaram bem a essência da candidatura de Fernando Nobre.

O logótipo do candidato Francisco Lopes é o único que não utiliza o duo símbolo/ tipografia, aqui optaram por colocar a identidade portuguesa no "11" do 2011. Os dois algarismos transformaram-se em duas pinceladas espontâneas que muito singelamente introduzem o contexto e cerimónia do evento. Neste logo vemos o único traço "handwritten" do conjunto das candidaturas. A tipografia neste caso é o elemento principal da composição cujo enfoque está no 2011 como já vimos, o nome do candidato é bem legível num tipo de letra sofisticado, com formalidade mas ao mesmo tempo com actualidade.

Por fim temos a imagem gráfica do candidato Manuel Alegre, que apresenta um símbolo curioso aparentemente inspirado num dos símbolos da bandeira, a esfera armilar que aqui aparece com um aspecto jovem, fresco e original. Pode-nos levar a fazer o julgamento de que é uma esfera armilar heterodoxa e caótica não conseguimos decifrar bem o que foi pretendido, talvez a aposta na irreverência e dinamismo da juventude. A solução para colocar as cores patrícias no símbolo está bastante bem conseguida pois foi utilizada uma cor charneira entre o verde e o vermelho, estes tons tornam-se assim pormenores bem equilibrados. Quanto ao tipo de letra utilizado é mais uma vez uma combinação entre o aspecto actual mas mantendo uma aura formal. Um aspecto interessante é o aparecimento do escudo português sobre a esfera armilar a introduzir o subtítulo Presidente'2011.

 

Concluindo, as campanhas fazem-se como de habitual com as cores da bandeira, as cores que vemos nos logótipos relativos ao governo e aos eventos nacionais, existe a excepção da candidatura de Fernando Nobre que curiosamente é o único candidato que entra na política com esta campanha. A qualidade destes logótipos é indubitável e podemos perceber como o design gráfico e o marketing tem poder no processo de convencimento do público-alvo que neste caso são todos os eleitores.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Um comentário em “Logótipos das Presidenciais de 2011

  1. Parabéns pelo blog e por todo o conteúdo.
    Quanto ao logotipo da candidatura de Manuel Alegre, vi que não perceberam o significado "… aparece com um aspecto jovem, fresco e original. Pode-nos levar a fazer o julgamento de que é uma esfera armilar heterodoxa e caótica não conseguimosdecifrar bem o que foi pretendido" Porém, é bem simples. Manuel Alegre é de Águeda, logo, esse circulo representa as famosas Noras de Águeda.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *