14 Junho, 2022
Quando pensa em criar um logótipo para o seu negócio, o objetivo é conseguir obter uma identidade visual que reflita a personalidade da sua marca na perfeição. Por vezes, o logótipo que escolhemos não é o mais adequado ao nosso negócio e o resultado de uma má escolha pode ditar o fim de um negócio. Hoje trazemos-lhe 7 logótipos que não correram tão bem conforme o esperado…veja com os seus próprios olhos!
Este é o logótipo de uma fábrica de salsichas na República Checa. A pessoa que desenhou este logo não prestou atenção à conotação sexual que a imagem transmite. Lição a reter: elementos que transmitem conotação sexual nunca são boa ideia para um logótipo pois vai reduzir (e muito!) a credibilidade do seu negócio.
A escolha do logótipo dos Jogos Olímpicos de 2012 não é consensual. Além de não ter quaisquer elementos que nos relembrem a cidade de Londres, há quem diga que relembra uma cruz suástica desmembrada. Lição a reter: quando construímos um logótipo temos que ter cuidado ao usar elementos que possam remeter para períodos controversos da História, pois pode ferir susceptibilidades
Confiaria nesta clínica pediátrica? A escolha do logótipo desta clínica falha em todos os aspetos: não transmite credibilidade, não se percebe através do logo que estamos a falar de saúde e a posição dos elementos do logótipo é de mau gosto. Lição a reter: quando criamos um logótipo, devemos ter em conta que este deve ser facilmente associado à nossa área de atuação.
“Roupas para mulheres independentes”: onde é que se consegue identificar a independência feminina neste logótipo? Em que parte é que percebemos que estamos a falar de uma marca de vestuário? Nós não conseguimos encontrar qualquer tipo de associação entre o logótipo e a área de negócio da marca. O lettering é pouco estético e a imagem do gato, numa tentativa falhada de colocar um elemento visual que se relacione com o nome da marca, é simplesmente desagradável! Lição a reter: partes íntimas de animais não devem fazer parte de nenhum logótipo!
O logótipo da IHOP, marca de panquecas, tentou transmitir um sorriso, talvez inspirado no inconfundível logo da Amazon. No entanto, ao olhar para a logótipo a nossa vontade de desfrutar um bom momento enquanto saboreamos uma deliciosa panqueca esmorece instantaneamente pois a tentativa de sorriso mais parece uma ameaça silenciosa de um palhaço assassino saído de um filme de terror! Lição a reter: cuidado com as tentativas de sorrisos nos logótipos pois corremos o risco de espantar clientes!
Kumon é um centro de estudos para os alunos usufruírem de aulas de apoio. Inscrevia o seu filho num centro de estudos em que o logótipo apresentasse uma expressão facial, triste e deprimida? Pois…Lição a reter: o logótipo deve estimular a compra do produto ou serviço e não deve conter elementos que transmitam emoções negativas!
Este logótipo é de uma cadeia de restaurantes e a sua composição em nada nos remete para a área da restauração. Não é preciso uma mente humana muito fantasiosa para conseguir reproduzir um elemento neste logo que nada tem a ver com culinária. Lição a reter: nunca é demais reforçar a ideia de que elementos que nos remetam para aspetos sexuais nunca resultam pois descredibiliza a marca.
Esta foi a nossa seleção de maus logótipos mas se fizer uma pesquisa na Internet vai encontrar muitos mais exemplos. Como os gostos são relativos, e de modo a não ferir a opinião de ninguém, selecionamos projetos que reúnem um consenso relativamente à sua falta de qualidade. Conhece outros logótipos que poderiam estar aqui? Partilhe as suas ideias connosco!
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.
nada é por acaso, tenho convicção que os logotipos foram desenvolvidos assim propositalmente.lei da atração. os semelhantes se atraem.