A Worten tem novo logótipo

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A Worten faz 20 anos e para celebrar aparece com um logo novo e novas estratégias de comunicação. As cores continuam as mesmas e a mudança limitam-se à mudança de tipografia da palavra cujo “W” aparece como ícone indiciando uma dupla de corações pelo que percebemos pelo anúncio de tv em baixo (se repararem no segundo 40 o “W” pulsa):

Desde que abriu em 1996 a primeira loja, a Worten já mudou duas vezes a sua imagem gráfica, o logótipo anterior aparece em 2007 e como sabem consiste na palavra Worten dentro de um rectângulo vermelho (alaranjado). Este logo contava com uma tipografia actual cujo “W” estava claramente em desequilíbrio e fazia lembrar o “M” do logótipo do McDonalds. Apesar destes detalhes menos bem conseguidos o logo tinha uma boa legibilidade e foi-se integrando no quotidiano dos consumidores portugueses (e espanhóis).

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O novo logo novamente consiste apenas na palavra worten sobre fundo vermelho e mais uma vez o “W” parece um pouco desfasado das “regras” das restantes letras. Este desfasamento pode funcionar como um pormenor de originalidade e facilitar a opção de usar o W como ícone representante da marca. Em Espanha a imagem é diferente embora tenha os mesmos princípios, se repararem em baixo o “W” da palavra “worten” (inscrita no “W” grande) é diferente da versão portuguesa e claramente mais bem integrada com as restantes letras.

É bastante interessante ver que a marca optou por ter duas imagens diferentes para Portugal e Espanha e embora essas imagens tenham muitos pontos em comum tornam-se bastante diferentes nas suas aplicações. Os websites dos dois países são muito diferentes, em Espanha temos o logo colado ao topo do browser e a palavra está inserida num rectângulo redondo à direita enquanto que no site Português o logo está inserido num rectângulo simples.

O topo direito do site Português que utiliza apenas o vermelho
Legenda: O topo direito do site Português que utiliza apenas o vermelho
O caso espanhol que usa o azul em grande força juntamente com alguns detalhes vermelhos.
Legenda: O caso espanhol que usa o azul em grande força juntamente com alguns detalhes vermelhos.

A agência apontada como autora desta nova imagem é Fuel Lisboa mas não sabemos se fez apenas a parte portuguesa ou o trabalho global. Seria interessante saber o porquê das diferenças entres os dois países onde a Worten comercializa os seus produtos. Será que passa por uma questão cultural ou é apenas uma evolução testada em Espanha visto que por lá a mudança ocorreu mais cedo?

A mudança é positiva, o novo logótipo ganhou alguma personalidade e a ideia do ícone dos dois corações adiciona um pouco de complexidade e profundidade à imagem que continua com qualidade.

Além das mudanças gráficas houve uma modificação nas estratégias de publicidade da marca que deixa de contar com a cara da Daniela Ruah para promover os seus produtos e substitui o “Worten sempre” por um longo e pouco icónico “Não queremos ser apenas a sua Worten hoje, queremos ser a sua Worten Sempre”.

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