O Bing tem novo Logótipo

bing novo logotipo pt

O Bing, o concorrente mais directo da Google, reformulou o seu logo. Apesar de ser o segundo motor de busca mais utilizado o Bing está muito aquém do Google e o seu design gráfico sempre foi muito fraco.

Com esta mudança gráfica este motor de busca tenta melhorar a sua relação com os utilizadores e ser uma ameaça mais forte em relação ao universal Google.

O novo logo procura um grafismo que o faça inequivocamente pertencer à família Microsoft, visto que é uma marca desta grande empresa. Podemos comparar o novo logo com o do Windows, X Box e Office na imagem e perceber que esta família Microsoft adoptou uma cor para cada um dos seus subsidiários sendo que o Bing ficou com o amarelo. Estes logos mais uma vez obedecem à lógica da linguagem gráfica Metro que já falamos em vários artigos deste blog e que tem como principal característica a simplicidade e aposta na bidimensionalidade.

bing novo familia microsoft

O novo logo parece-nos aceitável, foi um passo positivo em relação ao anterior que era um logo que contava apenas com a tipografia a dizer “bing” em azul com uma pinta no “i” amarela. Este logo (anterior) foi bastante criticado porque notoriamente estava “esticado” na horizontal ficando bastante desproporcionado e para os observadores mais versados em design gráfico simplesmente inaceitável! Mais uma vez estava à vista de todos a ignorância e falta de discernimento de uma grande empresa do contexto da internet em termos de design gráfico.

bing-logo antigo

No novo design o logo é formado por duas partes, um “b” minúsculo que funciona como símbolo e a palavra “bing” no lado direito a completar a composição. O logo está equilibrado e o ícone tem força e funciona bem com ou sem a palavra “bing” ao seu lado.

As linhas de construção do logo por outro lado são um pouco despropositadas e não conseguimos vislumbrar o porquê da sua geometria e dos seus ângulos. Parece-nos tudo muito fortuito e sem lógica, a única referência clara é a conexão do símbolo com a palavra “bing” escrito com a tipografia Segoe e que tem o “b” cortado no topo na continuação da linha do topo do ícone.

bing linhas

Esta mudança traz consigo um novo sistema de busca, um Bing mais espontâneo e criativo, mais à imagem dos seus consumidores, isto segundo a própria marca. Podem ver um vídeo do Bing a promover as novas potencialidades e personalidade do motor de busca:

Não podemos deixar de falar em alguma semelhança com o logo do Google Drive não só na forma triangular mas também no grafismo e mais próximo num logo que bem conhecemos, o do Banco Popular. Óbvio que não estamos a acusar os designers de cópia mas fez-nos imediatamente lembrar estes dois logos.

bp-drive

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *