Coca-Cola vs Cacaolat // Logótipos

cocacao

Numa altura em que a garrafa da Coca-Cola faz 100 anos resolvemos falar de uma questão que nos andava a intrigar há uns meses, desde que a marca Cacaolat entrou (ou re-entrou) no mercado Português. A primeira reacção é pensar que é mais um produto da gigante The Coca-Cola Company mas na verdade esta bebida de chocolate não tem nada a ver com o refrigerante, para nosso espanto.

Ambas as histórias parecem ter várias versões mas vamos tentar perceber o que liga as duas imagens gráficas.

John Pemberton à esquerda e Frank Robinson à direita
John Pemberton à esquerda e Frank Robinson à direita

Do percurso da Coca-Cola todos sabemos um pouco, que é originária dos Estados Unidos, que foi inventada por um farmacêutico chamado John Pemberton, que tinha cocaína na receita original , que era supostamente um remédio para o cérebro e nervos, que se tornou em vez disso um refrigerante amado no mundo e que é um dos símbolos universais da cultura pop global.

coca

Apesar de já existir desde os finais do século 19, a marca só foi registada em 1944, o logótipo apareceu em 1886 e foi desenhado pelo contabilista e amigo de John, Frank Robinson . O logo é simplesmente a sua própria caligrafia desenhada como podemos ver na imagem em cima e possivelmente inspirada na tendência do design de logótipos da altura. Esta solução acompanhou a marca desde o início tendo sido mudada apenas por breves anos na década de 80, a mudança foi um fiasco tal que passados dois anos voltava ao design anterior. Existe também uma versão não oficial que diz que a marca teve um outro tipo de letra no início do seu aparecimento e ainda outro de estilo “gótico” de 1890 até 1900 mas estes registos não constam no site da Coca-Cola.

cacao

O Cacaolat tem uma história diferente mas que não deixa de ser parecida, este batido de chocolate aparece em 1933 em Barcelona e foi a primeira bebida deste tipo a ser produzida industrialmente no mundo com um grande sucesso. A bebida existe desde o início com o seu logótipo actual (salvas pequenas actualizações) que é bastante similar ao da Coca-Cola utilizando uma tipografia caligráfica. O grau de semelhança é muito grande e avulta-se ainda mais visto que as duas marcas são palavras muito semelhantes.

logos

Os dois percursos das marcas são em certa medida semelhantes com muita história pelo caminho do século 20 mas será que a Cacaolat se inspirou na Coca-Cola ou será que este tipo de logo era a tendência vigente da altura? Temos várias marcas a manter logótipos da altura como a Leica, Ford, Lancia, Chevrolet, Cadburry, Ach. Brito e a Pasta Couto e temos outras que na altura utilizavam tipos de letra parecidos como a eterna rival Pepsi ou a Chevrolet e que entretanto mudaram.

A nossa suspeita é que a Cacaolat se inspirou na marca de sucesso que já era a Coca-Cola e como a tendência era este tipo de logótipos caligráficos o mais certo é que na altura não houvesse grandes problemas com as “cópias”. Hoje em dia, porém, seria interessante saber o que é que a considerada marca mais valiosa do mundo pensa da semelhança entre as duas.

cola cao

PS. Entretanto lembramo-nos que existe outra marca que combinando com a Coca-Cola e a Cacaolat faz esta história ainda mais bizarra, a ColaCao!

Reparem que ColaCao é uma espécie de mistura entre as palavras Coca-Cola e Cacaolat e para adensar esta intriga a ColaCao é uma marca também de Barcelona e que apareceu em 1946. Será que esta marca é a “prova” que nos faltava para “acusar” a Cacaolat de plágio do logótipo da Coca-Cola?

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.

adobe logotipos

Artigos Relacionados

Um comentário em “Coca-Cola vs Cacaolat // Logótipos

  1. Eu acho que hà época era tendência, porém a Cacaolat, ao modernizar seu logo, aproveitou-se da fama da Coca-Cola. Inclusive eu acho o novo logotipo da Cacaolat mais bonito e mais harmonioso do que o da Coca

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *