14 Junho, 2022
.
.
.
.
É sempre com grande agrado que vemos portugueses a ganhar concursos internacionais, é um claro sinal de que Portugal e o seu design tem potencial e merece um lugar de destaque.
João Borges profícuo e dinâmico designer português conquistou o primeiro lugar num concurso de design gráfico ligado às Nações Unidas, em segundo lugar ficou Oleg Macujev um designer russo (imagem em baixo).
.
.
.
.
A temática para a criação do logo era o urbanismo sustentável e a sua aplicação no panorama da actualidade, o evento é denominado por World Urban Campaign.
O designer português apresentou uma proposta original onde um conjunto de formas baseadas no quadrado que fazem lembrar folhas formam um círculo a fazer lembrar o conjunto de quarteirões que formam os bairros e as cidades.
A ideia e o grafismo têm muito potencial mas na nossa opinião o resultado final apresenta alguns aspectos que falham, nomeadamente na maneira descomprometida e aparentemente sem critério como o título se relaciona com o símbolo e também a maneira irregular e aleatória com que os elementos que formam o circulo estão colocados.
Queremos ressalvar que apesar das nossas críticas pontuais aos pormenores supracitados apreciamos muito o facto de um designer português ter sido destacado entre os demais e ter ganho este concurso cujo prestigio é inquestionável.
.
.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.