Evolução da identidade visual: Coca-Cola

O logótipo da Coca-Cola reconhecido em todo o lado e o tipo de letra utilizado é inconfundível. Conta com mais de 125 anos de existência e apesar de manter as suas linhas originais, tem-se adaptado à inevitável evolução. A Coca-Cola foi criada em 1886 e foi um amigo do seu criador que sugeriu o nome, pois tinha a certeza que os dois C’s presentes no nome iriam destacar-se na publicidade. Passados 130 anos podemos afirmar que tinha razão!coca-cola-frist-logo

A primeira alteração do logótipo da marca foi feita algum tempo depois da sua apresentação. Em 1887, no primeiro C, passou a constar “Trademark”, para mostrar era marca registada nos Estados Unidos da América.

coca-cola-logo-gothic

De 1890 a 1891, foi realizada uma das alterações mais interessantes do logótipo. O logo ganhou umas espirais que nos remetem para um estilo gótico. Contudo, este logótipo não obteve sucesso, acabando por ser substituído pouco tempo depois pelo logo anterior.

coca-cola-logo-estilizado

Em 1941,o logótipo utilizado é praticamente igual ao usado atualmente. Os tamanhos das letras estão mais equilibrados, resultando num conjunto harmonioso.

coca-cola-rabo-de-peixe

Em finais dos anos 50 do século anterior, o logótipo passa a não estar isolado e passa a estar inserido numa forma estilo “rabo de peixe”, apresentando já a cor vermelha que tão bem caracteriza a marca.

coca-cola-logo

Em 1969, o novo logótipo apresenta os elementos fulcrais da marca: uma linha branca,designada Dynamic Ribbon. A linha traz mais dinamismo ao conjunto e funciona como um suporte para peças gráficas.

coca-cola-novo-milenio

O novo milénio trouxe um novo refresh à identidade visual da Coca-Cola. Em 2003, o logo tornou-se maispróximoda realidade, passando a ter elementos com degradés e sombreados. Passou a ter também uma nova linha amarela que faz o mesmo percurso da onda branca, conferindo maior movimento e vida ao logótipo.
coca-cola-classic

Em 2007, a marca aposotu num regresso às origens. Antecipando uma tendência, a Coca-Cola optou por um desenho muito simples, reduzindo as cores ao branco e ao vermelho e eliminando elementos não tão necessários para que a atenção esteja centrada no nome da marca.

coca-cola-125-anos

Para comemorar o 125.º aniversário da marca, em 2011, usou-se uma imagem comemorativa onde o logo da Coca-Cola se inscrevia na silhueta da famosa garrafa. A imagem continua a ser utilizada até aos dias de hoje.

A Coca-Cola é uma marca que faz parte das nossas vidas, sejamos apreciadores da bebida ou não. O logótipo tem evoluído ao longo dos anos, não perdendo nunca a sua identidade mas não deixando que o passar do tempo o faça perder o destaque!

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


egoi

Artigos Relacionados

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *