Logo Association of Professional Bodyboarders

apb-logo

Neste projecto o desafio era grande, representar mundialmente um desporto de ondas extremamente popular e que é concorrente directo do Surf, o Bodyboard. Para quem não está familiarizado com este desporto ele consiste em apanhar ondas deitado numa prancha com o objectivo de manobrar com radicalidade ou entubar nas ondas mais ocas. Podemos dizer que este desporto partilha muitas coisas com o surf mas distingue-se por permitir ao praticante estar num contacto mais directo e íntimo com a onda e explorar mais profundamente os tubos das ondas. O surfista Tom Morey quando criou a inovadora prancha de bodyboard nos anos 70 disse: “Eu conseguia realmente sentir a onda através da prancha. Era uma experiência totalmente nova. Numa prancha de surf não sentimos as nuances todas da onda; sentimos apenas o que a prancha está a fazer na onda. Mas com a minha nova criação eu conseguia sentir tudo. Eu estava a pensar para mim, “Esta cena é manobrável, é durável, pode ser produzida de forma barata, é leve, é impenetrável… Meu Deus, isto pode ser uma grande descoberta!”

bb-logos
Começamos como sempre por fazer uma pesquisa pela internet de modo a vermos os logos dentro do contexto e a perceber a melhor estratégia para projectar uma solução original, demarcada, representativa e eficaz.
Esta modalidade tem algumas particularidades e antes de passarmos ao desenho tivemos que pesquisar e pôr-nos ao corrente dessas características próprias para entender toda a riqueza e minúcia do desporto. Existem algumas exigências de estilo “requeridas” aos atletas pelos seus pares, um exemplo disso é o cruzar das pernas quando se executa a manobra do 360º (uma volta completa sobre a água ou no ar). Outro exemplo é esticar os braços quando se faz um “El Rollo”, uma manobra que consiste acompanhar o movimento do “enrolar” da onda dando uma volta sobre si próprio num eixo horizontal. Apresentamos algumas propostas que retratavam diversas manobras, o invert que é um voo sobre a onda cujo bodyboarder sai projectado pelo ar com a parte de baixo da prancha virada para o céu, esta manobra é uma das mais difíceis e apreciadas pelos praticantes; o tubo que consiste em passar por dentro da onda e o objectivo é estar o maior tempo possível dentro da mesma e o 360ª aéreo que é uma manobra muito exigente e muito representativa.

apb-varials

O cliente escolheu esta terceira hipótese e como é habitual afinamos um pouco o design de modo a conseguirmos uma boa legibilidade em fundos de várias cores e em diferentes tons.

bp-logo

A cor escolhida para a versão original e primária do logo foi o azul para termos uma ligação inequívoca ao mar, local onde se pratica o bodyboard 99% das vezes. A silhueta do atleta foi inspirada por uma fotografia dessa manobra onde o protagonista é o actual campeão mundial, o australiano Ben Player. Além da silhueta do bodyboarder temos uma linha e um borrão azul. Este foi um dos recursos gráficos adicionais para dar dinamismo e o aspecto visual da água que é atirada para o ar quando o bodyboarder sai a voar em rotação. A onda aparece simplesmente como uma linha por cima do título APB e serve apenas para nos dar a perceber que o bodyboarder está “descolado” da água.

Quanto à tipografia utilizada optamos por uma versão trabalhada da Walkway pela sua originalidade q.b., simplicidade e legibilidade.

A Association of Professional Bodyboarders está a dar os primeiros passos e nós esperamos tê-la ajudado a expandir a sua imagem pelo mundo e a divulgar este desporto que a nosso ver tem muito potencial.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


egoi

Artigos Relacionados

Um comentário em “Logo Association of Professional Bodyboarders

  1. Buen día, soy el creador de la imagen de BODYBOARD PRO FESTIVAL de VENEZUELA y este año los artes llevan tu logo APB, necesito tenerlo en vectores para poder utilizarlo en las piezas. Muchas gracias.

    P.D.: Si tienes manual de aplicaciones del logo sería fantástico para poder usarlo de forma correcta.
    Gus.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *