![](https://www.logotipo.pt/wp-content/uploads/2022/06/matosmix-plagio-logotipo-pt-344x245.jpg)
14 Junho, 2022
Gostamos de trazer ao nosso blog temas actuais e hoje em dia não há nada mais discutido do que o malfadado e assustador FMI.
Como a nossa especialidade é o design gráfico e particularmente o de logótipos vamos falar sobre o respectivo logo do Fundo Monetário Internacional. Podemos começar por afirmar que uma instituição que representa o poder máximo das finanças mundiais não investiu muito no design gráfico da sua marca, talvez porque não precisa de vender nenhum produto nem agradar a ninguém no seu sistema de agiotagem. O logótipo como podem perceber pela imagem em cima é um típico design institucional americano, os elementos escudo, mapa mundi e o título em círculo a rodear o ícone são um cliché e uma preferência muito utilizada pelos organismos do estado americano como por exemplo o FBI ou a CIA (em baixo) ou em logos relacionados com a ONU.
Esta renitência à mudança pensamos que reflecte bem o estado do sistema financeiro do nosso mundo globalizado em que no meio de uma das maiores crises de sempre as perspectivas de futuro prendem-se na busca do que funcionava no passado em vez de uma mudança que vise um mundo mais justo e igualitário, neste caso parece-nos que a crisis does not precipitate change!
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.