Logótipo antigo da EDP agora é Smiffys

Plagiaram o Plagiador!?

edp-smiffys-top

Há alguns anos houve uma batalha “gráfica” que esteve nas luzes da ribalta. Essa batalha opunha uma empresa de metalomecânica chamada O Feliz e a EDP. A razão da disputa era um logótipo onde podíamos vislumbrar um quadrado vermelho com um sorriso estilizado em branco. As parecenças eram óbvias apesar de terem estilos diferentes. O Feliz era baseado num grafismo de ângulos rectos com tipografia a condizer. A EDP pelo contrário apostava num grafismo arredondado com respectiva tipografia arredondada.

edp-smiffys-feliz

Esse caso causou bastante burburinho e uma das causas desse burburinho foi a vitória da empresa pequena, O Feliz, contra o gigante EDP.

 

edp-smiffys-logos

Em 2011 aparece então pelas mãos/cabeça de Stephan Sagmeister a nova identidade gráfica da EDP. Como sabemos essa identidade está dividida em diferentes marcas do grupo sempre com uma linha de coerência forte baseada no vermelho, nas transparências e no mesmo tipo de letra “semi-caligráfico”.

edp-smiffys-gif

Neste artigo estamos a lembrar essa situação porque há pouco tempo descobrimos que aparentemente o caso não estava encerrado! Descobrimos uma marca do Reino Unido com um nível parecença incrivelmente similar ao logo antigo da EDP. Uma marca de artigos de festa e disfarces chamada Smiffys cujo registo da imagem gráfica data de 2014, ou seja 3 anos após a EDP ter mudado de imagem.

Comparando o logo da Smiffys com o antigo EDP o que temos é 99% de similaridade no ícone. Um quadrado vermelho de cantos arredondados com um sorriso enviesado e pontas arredondadas. Sobrepondo os dois quadrados com o sorriso – como fizemos em cima – verificamos que coincide em tudo excepto na medida do arredondamento dos cantos e a intensidade do vermelho! É incrivelmente parecido! O sorriso está exactamente na mesma posição e com a mesma proporção!

billionphotos-1639653

Que conclusão podemos retirar daqui? A Smiffys fez reciclagem? Se não fez é uma insólita coincidência! Não conseguimos compreender porque é que uma empresa de sucesso recorreria a uma imagem gráfica contestada em tribunal mas não podemos deixar de suspeitar do plágio.

O que acham do caso? É possível tal coincidência?

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *