Logótipo da Braga 2012 Capital Europeia da Juventude

Portugal este ano apesar da crise que nos "encobre" tem motivos para se sentir orgulhoso, um deles já foi aqui abordado, a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura agora temos também a eterna "rival" Braga com o título de  Capital Europeia da Juventude de 2012. Com os eventos aparecem as identidades gráficas, que é o que nos interessa neste blogue, neste caso o logótipo escolhido a partir de um concurso público foi o que vemos na imagem em cima. O logótipo é da autoria da designer Catarina Azevedo Campos e é um Y (Youth – Juventude) de cor azul e com um grafismo vibrante e ousado, o título aparece num tipo de letra "stencil"  e o subtítulo imediatamente por baixo escrito em Helvetica com duas variações de espessura.

O símbolo "Y" transmite um espírito jovem, o grafismo adotado é bastante dinâmico e irreverente recorrendo a uma simulação de vibração e movimento, a cor azul dizem-nos que é a da cidade ( se tivermos como modelo o brasão e bandeira  bracarenses) mas não nos parece a melhor opção visto ser uma cor formal,  fria e estática , um pouco a antítese do que a forma nos transmite. Existem versões de outras cores nomeadamente o amarelo, laranja e cor de rosa e ai é onde o logótipo se revela como uma perfeita "luva" no espírito do evento.

Concluindo, este é um logótipo bem representativo da natureza do evento, da juventude mas que não aposta em nenhum pormenor da personalidade bracarense que poderia ser uma maneira de enriquecer e promover a identidade da cidade e o turismo da mesma. De uma forma geral o logótipo parece-nos muito bem conseguido e uma boa escolha visto que teve origem num concurso.

 

Em baixo deixamos o texto de apresentação escrito pela designer e um par de comentários pertinentes:

 

Y, a leitura universal de “Youth”

«Braga será, por um ano, símbolo e centro da juventude europeia, representando o conjunto de todos os jovens. A necessidade de um signo figurativo universal que expresse energia, vigor, frescura, alegria e bom humor guiou o desenho do logótipo.

A construção desta imagem foi realizada a partir das características físicas representantes dos conceitos "capital" e "juventude".

Um logótipo de linhas fortes, formas de grandes dimensões e “lettering” em caixa alta, organizados numa composição vertical, transmitem a importância que a cidade de Braga terá como cabeça principal onde se irá centralizar o poder e a representação dos jovens.

As linhas rectas, oblíquas e de sentido ascendente, combinadas com uma cor saturada, intensa e luminosa e formas triangulares, reflectem a simbologia do espaço de tempo que engloba a infância e a adolescência.

O uso do "Y" propõe uma leitura universal da palavra "youth", ao mesmo tempo que obedece a todas as características físicas descritas anteriormente, transportando assim, em si, a simbologia pretendida.

O resultado final é um logótipo com uma personalidade repleta de pujança e energia, de leitura imediata e universal, perfeitamente adaptável a qualquer suporte publicitário».

Catarina Azevedo Campos | Designer autora do logótipo

 

«Para além da representação óbvia do Y de “YOUTH”, a ilusão de movimento alude à simbólica atitude do jovem que corre a abraçar o futuro».

 Rui Prata | Director do Museu da Imagem e membro do Júri.

 

«Logótipo facilmente reconhecível, que utiliza as cores da cidade, conferindo-lhe dinamismo com o desfoque causado; sou de opinião de que “less is more”: o essencial está lá, sem grandes "distracções" da intenção comunicativa que o logótipo pretende transmitir».

João Luís Taveira Peixoto | Designer e membro do Júri

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *