14 Junho, 2022
A imobiliária Century 21 mudou recentemente o seu logótipo e consequente identidade gráfica. A empresa foi fundada em 1971 e pelo que nos parece o logótipo manteve-se dessa altura. A empresa orgulhava-se de ser a marca de imobiliária mais reconhecida no mundo, talvez por isso tenham sido reticentes em mudar o logótipo que hoje em dia estava claramente ultrapassado. As concorrentes Remax e Era mudaram os seus logos há pouco tempo e possivelmente a Century 21 sentiu necessidade de se actualizar.
O logo antigo datava dos anos 70 e era uma casa estilizada que se encaixava no texto Century 21. O logo utilizava o que nos parece ser a ITC avangarde modificada e que a nossa ver era o maior defeito do logótipo devido à pouca fluidez da diagonal do “e” em relação ao “C” inicial e o “y” itálico no final da palavra.
O novo logo aparece com um grafismo minimalista onde temos apenas a palavra Century e o número 21 em duas versões, uma cinza escuro que os criadores chamaram “obsessed gray” e outra numa tonalidade dourada, “relentless gold”. A versão relentless gold é aplicada tanto em fundo claro como sobre um fundo com o “obsessed gray”.
O logo escreve-se num tipo de letra muito simples que apenas mantém o algarismo 1 semelhante ao logo anterior. Esta mudança é radical e introduz uma nova alma gráfica que se destaca bastante das empresas competidoras directas Remax e Era. Esse destaque deve-se aos tons sóbrios que contrastam com o vermelho das outras marcas. O contraste aumenta quando vemos a identidade gráfica da Century 21 que utiliza bastante o fundo escuro com o texto em relentless gold.
Além deste logótipo existe um ícone com a inicial “C” com o 21 dentro que a nossa ver funciona muito bem graficamente mas que quebra a linha de coerência com o logo. Neste ícone o “2” e o “1” foram cortados na diagonal para haver uma linha invisível que liga o “C” aos algarismos o problema a nosso ver é que se queriam fazer este jogo de correspondências deveriam ter utilizado os mesmos cortes no logótipo, podem ver em baixo o que queremos dizer.
Desta forma não haveria uma falta de consistência entre o logo oficial e o monograma e traria um pouco de personalidade ao logótipo principal.
Concluindo, a mudança foi bastante positiva, a marca demarca-se dos concorrentes directos e traz a CENTURY 21 para um ambiente gráfico elegante e de qualidade.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.