14 Junho, 2022
Desde que mudaram o nome do aeroporto da Madeira para Aeroporto Cristiano Ronaldo já muito se falou e escreveu sobre o busto colocado no local e que é no mínimo caricato.
O que pouca gente reparou é que além do nome e do busto o aeroporto também mudou outro pormenor. Teve uma adição de um logótipo, visto ser essa a nossa especialidade vamos fazer uma breve crítica ao mesmo.
O logótipo aparece como uma espécie de “pin” gigante que se acrescentou ao título “Aeroporto da Madeira” que encima o alçado de entrada do edifício. Este “pin” é muito simplório e a par com o busto parece ter sido uma solução feita “em cima do joelho” ou “às três pancadas”!
Podemos descrevê-lo como um stencil bastante simplório feito a partir de um retrato do craque, muito provavelmente de forma automática por um software de desenho gráfico onde colocaram por baixo simplesmente o nome na tipografia Futura Bold Condensed. À volta do nome foi colocado um traço fino que o separa do círculo que contém o seu retrato.
Na nossa opinião o logótipo consegue ser um maior falhanço do que o busto que tanto tem corrido o mundo em forma de anedota.
O Cristiano Ronaldo, goste-se ou não dele, é uma figura mundialmente conhecida e com mérito no seu contexto profissional. É um sinónimo de trabalho, perseverança e rigor e o design gráfico que se desenvolve em seu nome deveria ser de qualidade. Apesar disso a qualidade não tem acompanhado o craque, a marca CR7 apareceu com um logótipo medíocre ligado a uma loja no Funchal, esse logo (ou uma variação) aparece na estátua dele que foi alvo de chacota por não se parecer minimamente com ele e por ter uma protuberância considerável nos calções. Este logótipo (uma variação com o “C” maior) como vemos em baixo também aparecia no chão do seu museu em calçada portuguesa.
O logótipo que vemos em baixo aparece posteriormente e é a cara da sua marca de roupa interior e calçado. Apesar da qualidade ser notoriamente superior em relação ao logótipo em cima não tem originalidade sendo apenas uma tipografia extra condensada sem nenhum pormenor distintivo.
Podemos afirmar que Cristiano só é “bem tratado” a nível de design gráfico quando está ligado a outras marcas como é o caso da Nike que tem a sua sigla CR7 desenhada com a ITC Avant Garde ou pelo seu museu que tem de novo a sigla CR7 num tipo de letra estilo stencil e que parece ter como base um tipo de letra semelhante à Avenir. Outras marcas como a Dan Cake e os hotéis Pestana também têm grafismos de qualidade com a sigla.
Não temos noção se o Cristiano Ronaldo tem alguma empresa a aconselhá-lo acerca das questões de design gráfico mas se tem está a fazer um péssimo trabalho, se não tem deveria ter! Uma personalidade como o CR7 (maior número de fãs no Facebook do mundo!) deveria ter alguém a seu cargo com sensibilidade para perceber que o design gráfico das suas inúmeras marcas, do logótipo do aeroporto da Madeira ou até dos seus retratos esculpidos têm que transmitir confiança e qualidade tal como é seu apanágio.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.