De 1959 a 2016: Evolução do logótipo da Barbie

Quem é a menina que não se deliciou com a Barbie? Esta boneca criada em 1959 por Ruth Handler, correu o Mundo inteiro e faz parte do imaginário de muitas crianças. Neste artigo vamos mostrar a evolução do seu logótipo desde a sua criação até aos dias de hoje.

Não é de admirar que a cor escolhida para representar a marca seja o cor de rosa. Tipicamente associado ao mundo das meninas, esta cor significa inocência, beleza, fragilidade e delicadeza. O primeiro logo apresentado, logo aquando da criação da marca, apenas mostrava o nome “Barbie” com um tipo de letra bastante arredondado, estilo caligráfico e com bastante espontaneidade.

de-1959-a-2016-evolucao-do-logotipo-da-barbie-1959

O Logotipo da Barbie

O logótipo sofreu uma alteração em 1975, tendo o tipo de letra passado a ser mais reto e houve um acréscimo de volume à palavra. Esta versão do logótipo era mais apelativa que a anterior tendo em conta as tendências do design gráfico da época e o ganho de mancha de cor que se torna mais impactante.

de-1959-a-2016-evolucao-do-logotipo-da-barbie-1975

Em 1990 houve nova mudança na imagem do logótipo e o volume das letras desapareceu mantendo o estilo da tipografia, dando lugar a um logótipo de estilo simples e minimalista.

de-1959-a-2016-evolucao-do-logotipo-da-barbie-1990

No ano de 1999, o tipo de letra do logótipo foi totalmente alterado e houve também mudança na cor utilizado, sendo este cor de rosa mais forte que o usado anteriormente. O tipo de letra faz lembrar bastante o inicial da marca embora com algumas subtis diferenças. É interessante ver que muitas marcas optam por voltar atrás na altura de mudar de imagem gráfica.

de-1959-a-2016-evolucao-do-logotipo-da-barbie-1999

Em 2004, pela primeira vez a mudança do logótipo trouxe um acréscimo de elementos. Além da mudança do tipo de letra, acrescentou-se uma flor em cima da letra “i”, tornando o logo ainda mais feminino e direcionado às meninas. Um ano depois, talvez por críticas feitas ao logótipo, a flor desapareceu desta versão do logótipo. Podemos encontrar bastantes parecenças entre a tipografia usada e o estilo do logótipo da Walt Disney, principalmente se compararmos o “B” e o “D” e o pormenor do “i”.

de-1959-a-2016-evolucao-do-logotipo-da-barbie-2004

6717e80f09ca02cf9a54456a2acfc4a4

A última alteração até ao momento aconteceu em 2009 e foi uma das mias significativas pois foi acrescentada uma boneca por cima da palavra “Barbie”. Mais uma vez a tipografia voltou ao estilo da  solução inicial e existe um conflito de grafismos entre o ícone e a palavra que faz com que o logótipo pareça pouco equilibrado.

de-1959-a-2016-evolucao-do-logotipo-da-barbie-2009

A Barbie é uma marca com um percurso muito interessante visto que vai acontecendo em paralelo à própria história da Mulher no século 20, acompanhando as lutas pela igualdade e a mudança dos paradigmas de beleza. É interessante ver que a essência da marca conseguiu sempre permanecer intacta ao longo dos anos muito por causa da insistência na cor .

O que pensa desta evolução ao longo dos anos? É fã da Barbie?

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


egoi

Artigos Relacionados

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *