14 Junho, 2022
Quem é a menina que não se deliciou com a Barbie? Esta boneca criada em 1959 por Ruth Handler, correu o Mundo inteiro e faz parte do imaginário de muitas crianças. Neste artigo vamos mostrar a evolução do seu logótipo desde a sua criação até aos dias de hoje.
Não é de admirar que a cor escolhida para representar a marca seja o cor de rosa. Tipicamente associado ao mundo das meninas, esta cor significa inocência, beleza, fragilidade e delicadeza. O primeiro logo apresentado, logo aquando da criação da marca, apenas mostrava o nome “Barbie” com um tipo de letra bastante arredondado, estilo caligráfico e com bastante espontaneidade.
O logótipo sofreu uma alteração em 1975, tendo o tipo de letra passado a ser mais reto e houve um acréscimo de volume à palavra. Esta versão do logótipo era mais apelativa que a anterior tendo em conta as tendências do design gráfico da época e o ganho de mancha de cor que se torna mais impactante.
Em 1990 houve nova mudança na imagem do logótipo e o volume das letras desapareceu mantendo o estilo da tipografia, dando lugar a um logótipo de estilo simples e minimalista.
No ano de 1999, o tipo de letra do logótipo foi totalmente alterado e houve também mudança na cor utilizado, sendo este cor de rosa mais forte que o usado anteriormente. O tipo de letra faz lembrar bastante o inicial da marca embora com algumas subtis diferenças. É interessante ver que muitas marcas optam por voltar atrás na altura de mudar de imagem gráfica.
Em 2004, pela primeira vez a mudança do logótipo trouxe um acréscimo de elementos. Além da mudança do tipo de letra, acrescentou-se uma flor em cima da letra “i”, tornando o logo ainda mais feminino e direcionado às meninas. Um ano depois, talvez por críticas feitas ao logótipo, a flor desapareceu desta versão do logótipo. Podemos encontrar bastantes parecenças entre a tipografia usada e o estilo do logótipo da Walt Disney, principalmente se compararmos o “B” e o “D” e o pormenor do “i”.
A última alteração até ao momento aconteceu em 2009 e foi uma das mias significativas pois foi acrescentada uma boneca por cima da palavra “Barbie”. Mais uma vez a tipografia voltou ao estilo da solução inicial e existe um conflito de grafismos entre o ícone e a palavra que faz com que o logótipo pareça pouco equilibrado.
A Barbie é uma marca com um percurso muito interessante visto que vai acontecendo em paralelo à própria história da Mulher no século 20, acompanhando as lutas pela igualdade e a mudança dos paradigmas de beleza. É interessante ver que a essência da marca conseguiu sempre permanecer intacta ao longo dos anos muito por causa da insistência na cor .
O que pensa desta evolução ao longo dos anos? É fã da Barbie?
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.
Boa tarde,
Parabéns pelo trabalho!
Gostaria de saber qual fonte foi utilizada no logo de 1975.
Obrigado.
Boa tarde,
Obrigado pelas suas palavras.
Não sabemos que tipo de letra foi utilizado. Talvez tenha sido desenhado propositadamente para a marca.
Existe um tipo de letra feito a partir do logo que se chama “Absolute Blonde”.