Logótipo da Cimeira da Nato Em Portugal

Portugal vai acolher mais um evento com grande projecção mundial, a Cimeira da Nato. Já todos nos apercebemos da grande comoção à volta deste acontecimento com os média a explorar ao máximo as notícias acerca desta e com a segurança a apertar nas fronteiras e especialmente na zona da Expo em Lisboa onde a Cimeira terá lugar.

No que diz respeito à imagem gráfica do evento esta tem qualidade como não poderia deixar de ser sendo um momento importante para o país. Não sabemos quem é responsável pela identidade gráfica mas isso pouco importante para o que nos dispomos a fazer que é como de costume uma análise breve e construtiva do logótipo e imagem gráfica em questão.

Tal como já mencionamos em artigos anteriores as cores da nossa bandeira não são nada simpáticas para quem tem a tarefa de as transformar num logótipo que simbolize a pátria, neste caso temos as nossas cores misturadas com o azul "apaziguador" da Nato. Esta combinação parece-nos instável na medida em que temos o "folclore" da bandeira portuguesa misturado com a seriedade frio da Nato, aparecem como duas realidades que não se misturam talvez se devesse ter feito concessões cromáticas num dos lados, o português ou o da Aliança.

O logo aparece-nos a fazer lembrar uma ponte onde os dois pilares estruturais aparecem à direita talvez simbolizando a ponte Vasco da Gama, o tabuleiro da ponte pavimentado com as já referidas cores patrícias desenrola-se para ir tocar o elemento referente à Nato, um rectângulo rigoroso e estático em contraste com a dinâmica e espontaneidade dos restantes elementos. Também na forma podemos ver a dicotomia entre a frieza da aliança contrastando com a "flexibilidade" portuguesa, talvez fazendo um retrato literal das duas realidades que de facto contrastam imenso.Um pormenor muito interessante neste logo é o título aparecer "Lisbon" em verde e o "ne" em vermelho" fazendo assim uma separação que poderá indiciar a leitura em várias línguas.

Tal como já referimos o logo tem qualidade, tem mestria, poderia ter uma harmonia maior em termos cromáticos e formais, pensamos que não seria difícil consegui-lo, para tal bastaria ter escolhido o tema mais importante, ou Portugal ou a Nato e dar maior importância a um deles, com certeza que o resultado teria sido mais convincente.

Este logo aplica-se num fundo azul-escuro em consonância com as cores da nato e talvez no conjunto da identidade gráfica esteja melhor acomodado ficando as cores portuguesas como um pormenor contrastante.

Esperemos que a Cimeira corra sem incidentes e que traga boas-novas para um mundo em crise.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *