Logotipo da Moody’s

Hoje em dia se estivermos minimamente a par do que se passa nos telejornais conhecemos com certeza a palavra Moody's e temos ideia do que essa palavra representa. Para os mais desinformados, a Moody's é uma agência de ratings financeiros que tem as suas origens no nome de um senhor chamado Jonh Moody e que nasceu no vetusto ano de 1909 e que se propunha a analisar a viabilidade de finanças ligadas aos caminhos-de-ferro e propomo-nos hoje a analisar o seu design gráfico, focando-nos no seu logótipo.

Podemos começar por dizer que uma empresa com a projecção da Moody's deveria ter cuidado com a imagem que passa ao público e que com certeza os trabalhadores da mesma são obrigados a apresentarem-se ao trabalho de fato e gravata como mandam as regras de etiqueta do mundo financeiro. Pensamos que a Moody's não vestiu fato e gravata no que diz respeito ao design gráfico do seu logótipo que é muito pobre, básico e tem uma falta de representatividade notória que nos deixa surpreendidos. Ao compararmos com logótipos de outras empresas como a Fitch ou a Standard and Poor's podemos ver que estas duas empresas competidoras têm logos simples mas com requinte, com formalidade e que ligamos imediatamente a empresas sérios e profissionais, a Moody's pelo contrário tem um logótipo amador e despropositado.

Analisando os elementos do logótipo podemos caracteriza-lo como tendo como protagonista um M serifado inscrito num círculo azul que suporta uma viga e é suportado por um pódio, uma clara alusão à arquitectura clássica helénica (grega) e a tripla: base, fuste, capitel que ironicamente devido ao panorama das finanças da Grécia não abona nada a seu favor. Este tipo de solução é muito utilizado por instituições que pretendem mostrar solidez, seriedade, profissionalismo e rigor e que estão conotadas com prestígio e poder como o direito, a arquitectura, as finanças, o ensino superior, a governação etc.

Estes elementos são depois cortados por uma série de linhas horizontais sem qualquer tipo de critério geométrico em relação aos restantes elementos e que nos fazem lembrar o logótipo da IBM. Para rematar esta estranha composição temos um título numa tipografia não serifada que não tem a mínima ligação com a utilizada no ícone que nos parece ser a Arial. Este título além de ter uma espessura dos caracteres pesada e macilenta está em itálico o que o torna bastante bizarro também pois temos o peso da espessura em contraponto à ligeireza e dinâmica da inclinação das letras.

Podemos especular que este logótipo foi criado numa fase menos notória da empresa e nunca terá sido actualizado ao longo dos tempos o que se assim for reflecte uma falta de visão e conhecimento de mercado que é alarmante visto que este tipo de empresas tal como já dissemos têm que se apresentar segundo as normas da sociedade de "fato e gravata" gráficas.



Quanto à cor temos o clássico azul utilizado até à exaustão pelas instituições norte Americanas e que podemos ver em quase todos os organismos governamentais deste país.

O site da empresa confirma esta falta de requinte e sublinha o pensamento possidónio e a visão mercantilista do mundo que a caracteriza. No website o "logótipo" que aparece é apenas a palavra Moody's escrita numa tipografia mais elegante mas que sem o devido apoio de uma clara estratégia de design gráfico e branding só pode ser vista como uma tentativa de "contabilista" de melhorar a sua imagem.




Podemos afirmar que a Moody's em termos de estratégia de design e grafismo pode ser cotada abaixo de lixo!
 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Um comentário em “Logotipo da Moody’s

  1. Sem querer estar a bater no ceguinho, para uma empresa com o peso mundial que a Moody's tem, trata muito mal a sua imagem tanto ao nível do logotipo como do próprio website. é caso para dizer: Capitalism don't have a place for good design.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *