Logótipo do F.A.D.O.

A inovação procurou a simbologia da tradição.

fado-logo

O logótipo em cima representa um projecto inusitado que é um avanço considerável na exploração do universo. O F.A.D.O. é uma nova técnica que alia o conhecimento em genética à exploração espacial. Foi desenvolvido pelo brasileiro Jean Michel Gomes e pelo grego Polychronis Papaderos, astrofísicos no português Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Podem saber mais sobre este projecto inovador no website da Visão, aqui.

Este projecto teve um processo muito diferente do que é normal visto que o logótipo propriamente dito já vinha idealizado pelos clientes. Estes trouxeram um desenho bastante bom do que pretendiam. A autora do desenho é a esposa (arquitecta) do Jean Michel Gomes. Nós tivemos apenas que transformar um desenho a lápis numa linguagem sintética e mais eficaz para funcionar como logótipo.

Podem ver o esboço a lápis em baixo:

Fado-guitarra27042017
A ideia do logótipo é a conexão de três coisas, o fado, representado pela guitarra portuguesa, a genética representada pelo braço da guitarra que se distorce como uma espiral de ADN e a astrofísica que é representada pela galáxia no corpo da guitarra.

A ideia era muito boa, o esboço muito bem conseguido e a transformação para o logótipo que vemos em cima foi eficaz. Depois de termos o símbolo com uma configuração satisfatória chegou a altura de juntar a denominação F.A.D.O. e o subtítulo “Fitting Analysis using Differential evolution Optimization” .

Para contrapor ao desequilíbrio advindo da inclinação da guitarra houve a necessidade de formar um bloco “rectangular” com o texto de modo a estabilizar a composição gráfica.

Como é apanágio num logótipo, deixámos apenas o essencial para se perceber as intenções da marca.

É um projecto que nos deu muito gozo participar. No nosso estúdio somos bastante atentos ao mundo científico e uma inovação como esta deixa-nos muito orgulhosos enquanto portugueses e enquanto designers que ajudaram a criar a cara de um projecto que tem ecos globais (e mais além).

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *