Logótipo Euro 2012

.

.

300px-Uefaeuro2012logo

.

.

Este é o logótipo do Euro  2012 um evento em parceria entre a Polónia e a Ucrânia. É um trabalho feito por um grande  estúdio de design e publicidade português, a Brandia Central que ganhou o concurso internacional que se estendeu durante cerca de um ano.  Este logo segundo o autor (líder da equipa de designers), Hélder Pombinho, inspirou-se  na wycinanka. Esta palavra estranha de origem polaca refere-se a uma prática comum ás zonas rurais dos dois países vizinhos ( Polónia e Ucrânia ) que consiste em fazer adornos folclóricos por recortes em papel. Os dois países estão representados por um par de tulipas com as respectivas cores das bandeiras e entre estas uma bola de futebol que partilha as mesmas formas das flores, participando na composição como uma terceira flor.  Um elemento unificador e que dá uma grande coerência ao conjunto é a figura humana e a forma onde ela imediatamente se inscreve a  qual encontramos dentro das três flores unidas também por um caule.

.

.

560x360

.

.

É um logótipo com potencial,  bem adaptado ao público que  o evento representa, um pouco à imagem do logótipo do Euro 2004, existe uma familiaridade entre os dois que podemos notar no tipo de traço, grafismo, nas cores e gradientes e também no aproveitamento de um aspecto do artesanato dos países anfitriões.

.

.

euro2004

.

.

O título do logótipo esta bem conseguido também, é usada uma tipografia actual na qual foi personalizado o pormenor da junção ‘RO’, é um tipo de letra bem legível e pelas suas formas arredondados tem um visual descontraído em sintonia com o evento.

Concluindo, este logótipo embora não seja uma criação excepcional serve muito bem o seu propósito, tem poder gráfico é bem legível, identificável e foi desenhado por uma equipa portuguesa, facto este que não nos deixa passar sem um pouco de  orgulho no nosso país e nas nossas mentes criativas.

.

.





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



2 comentários em “Logótipo Euro 2012

  1. Para  a  «Seleção Portuguesa».
    Mostra  a tua força e a  tua raça.
    E não desistas do teu lindo sonho.
    Nele está  um mundo de amor  que espera  e não  disfarça.
    A alegria da vitória e de cada golo.
    Acredita  em ti e verás!
    Que  existem momentos, em que a ilusão  não é  tudo.
    Tem orgulho  em ti e vencerás.
    Para recordares e viveres  o  presente  e o futuro.
    Florinda Maria de Oliveira Correia.
     
       ParaParaParaParaParaPara PaP       Para

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *