Logótipo da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

 

Em 2012 o estatuto de Capital Europeia da Cultura volta a Portugal desta vez para Guimarães a cidade apelidada por razões óbvias de berço da nação. É muito gratificante para o nosso país ter de novo uma cidade com este título, primeiro tivemos o Porto em 2001 que nos apresentou um design gráfico irreverente bastante original e que apostava nas cores da bandeira da união europeia.

Quanto à identidade gráfica para esta ocasião esta foi desenhada pelo João Campos e já lemos em variados locais que este coração multifacetado nasce dum misto do traço das ameias das muralhas do castelo e o elmo do  primeiro rei português e fundador deste país Dom Afonso Henriques. A simbologia do coração é simples de perceber, o nascimento e o amor à nação é um sentimento bem presente nesta cidade, a alusão às muralhas do castelo sendo este um monumento nacional e uma das sete maravilhas de Portugal é bem pensado. A referência ao elmo do Rei Fundador também é válida embora pelas imagens que temos deste objeto ele não tenha a forma que nos indicam no esboço, pelo menos a julgar pela estátua do rei em Guimarães que seria logicamente o modelo principal.

 

Para nós o maior "mistério" deste logótipo é a forma em L da proteção nasal do suposto elmo que corta o Coração e que não é explicada na descrição conceptual . Este L tem uma grande força no desenho e aparente ser intencional como se fosse a inicial da marca que obervamos, embora não tenhamos ainda encontrado nenhuma pertinência neste pormenor.

O logótipo tem como ponto forte a polivalência e é susceptível de ser configurado com uma infinidade de texturas à imagem duma tendência que tem vindo a dominar trabalhos gráficos de grandes empresas tal como a Aol ou a MTv. No site oficial até temos a oportunidade de personalizar o logo à nossa vontade numa inteligente tentativa de envolver o público.

Consideramos este trabalho digno de representar a cidade nesta ocasião honrosa embora a representatividade não seja  bem explorada ficando relegada para argumentos conceptuais que embora possam ser habilmente fundados não comunicam com o público. A nosso ver a parte mais incomodativa deste logo é a tal configuração do L que tem uma presença enorme no logo mas depois não nos diz nada não tem razão de ser, a pergunta porquê fica sem resposta. Se alguém souber o porquê por favor comente.

Parabéns a Guimarães e a Portugal.
 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

9 comentários em “Logótipo da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

  1. Sinceramente tbm nao faco a menor ideia do porque da proeminencia do "L"
    Contudo, será que o que o logotipo quer dizer será "Coração Lusitano"? 

    1. Pensamos que o Vitor descobriu o segredo, é no entanto uma pena que o designer não o tenha incluído na memória descritiva do trabalho.

  2.  
     
    Olá. Comento em virtude da questão levantada acerca do "L" presente no logótipo da Guimarães2012. 
    Já vi este logótipo várias vezes e nunca me tinha apercebido que era inspirado no elmo de D.Afonso Henriques ou no castelo, até o ver comprovado aqui. 
    Até agora, para além do coração, o que eu via era apenas um "2" ou um "12" (de 2012). O "2" que eu vejo é a forma na parte superior direita do coração, que é esculpida pelo "L". Se repararem parece a parte de cima de um 2. Apesar de não ser tão perceptível, penso que também existe um "1" no lado oposto. 
    Não sei se o que vejo é intencional ou se a minha leitura é correcta, mas fica a tentativa. 
    Espero ter ajudado. Continuação de bom trabalho!

  3.  
    Olá. Deixo desde já os meus parabéns pela divulgação de novos trabalhos e pela crítica construtiva no vosso blog.
    Comento em virtude da questão levantada acerca do "L" presente no logótipo da Guimarães2012. 
    Já vi este logótipo várias vezes e nunca me tinha apercebido que era inspirado no elmo de D. Afonso Henriques ou no castelo, até o ver comprovado aqui. 
    Até agora, para além do coração, o que eu via era apenas um "2" ou um "12" (de 2012). O "2" que eu vejo é a forma na parte superior direita do coração, que é esculpida pelo "L". Se repararem parece a parte de cima de um 2. Apesar de não ser tão perceptível, penso que também existe um "1" no lado oposto. 
    Não sei se o que vejo é intencional ou se a minha leitura é correcta, mas fica a tentativa. 
    Espero ter ajudado. Continuação de bom trabalho!

    1. Tiago tens um bom olho e criatividade para o design aqui no estúdio ninguém conseguiu fazer essa conotação. Obrigado pelo teu contributo e volta sempre =)

  4. Já venho tarde, só por acaso passei os olhos pelo site. Para mim o L é o nariz de D. Afonso Henriques e sem o nariz o coração não é um elmo.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *