Logótipo McDonald’s muda para verde

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Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a McDonald’s, está a levar a cabo uma mudança subtil a nível cromático. Se repararem, o vermelho do logo, das coberturas dos restaurantes, reclames, etc tornou-se verde-escuro. Da própria McDonald´s há muito pouco feedback e não há nenhuma comunicação oficial sobre a mudança de cromatismo europeia, apesar disso encontramos este comentário de Hoger Beek, vice presidente da McDonald’s Alemanha:

“Com esta nova aparência queremos clarificar a nossa responsabilidade com a preservação dos recursos naturais. No futuro teremos um foco ainda maior nesse contexto”.

Esta mudança pelo que descobrimos é exclusiva para a Europa e gostávamos de perceber qual é a razão desta selecção. Pelo que conseguimos apurar não é só o logo que muda na Europa, todo o comportamento ecológico é diferente apostando mais na reciclagem, uso de combustíveis verdes, uso do óleo das frituras para os veículos, refrigeração mais amiga do ambiente, design de embalagens pensado para ser reutilizado e feito com materiais reciclados, campanhas de utilização de matéria-prima local entre outras. (podem ver o site interno desta campanha e tirar as vossas conclusões.)

Achamos estranho esta mudança aparecer de uma forma gradual e sub-repticiamente enquanto os clientes habituais nem dão pela mudança. A McDonalds considera os clientes europeus mais preocupados com o futuro do planeta do que os clientes dos restantes continentes? Se assim for é bastante bizarro visto que por todo mundo as pessoas estão cientes e empenhados na melhoria dos comportamentos ambientais, países que vão desde o Canadá até à Austrália. Há uma grande falta de coerência desta estratégia visto que países como a Finlândia e a Suécia, grandes defensores de políticas ambientais sustentáveis continuam a ter o logo em vermelho enquanto que a Alemanha, país onde se iniciou esta mudança podemos ver o logo sobre fundo branco e com muito vermelho pelo site.

É positivo que esta grande empresa esteja a fazer um esforço para mudar as suas práticas com vista a melhoria da sua imagem aos olhos dos clientes mas por outro lado fazendo-o da maneira como o está a fazer cria uma grande confusão que tira valor à coesão global da marca que sempre se fez com o amarelo sobre o fundo vermelho. Por exemplo, depois de uma pesquisa pelos vários portais da McDonald’s pelo mundo descobrimos um logo amarelo sobre fundo castanho no Japão e um sobre fundo preto na Rússia!

 

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Apesar de todo este marketing “verde”, a McDonalds tendo em conta o seu produto, a carne, é uma fonte gigantesca de poluição. A produção de carne é uma actividade que é um dos maiores flagelos para o ambiente se tivermos em conta que a produção de 1 kg de carne se necessita de 44m² de área desflorestada e 15 mil litros de água doce limpa e que as “fábricas” de carne são uma das maiores causas de poluição atmosférica por causa dos dejectos e gases dos animais.

Pensamos que uma marca como a McDonalds teria que apostar numa campanha global, bem estruturada e coerente ainda mais tendo em conta que hoje em dia com a internet e o fácil acesso a esta o mundo está todo conectado por uma distância muito curta.

 

 





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