14 Junho, 2022
.
.
.
.
Este logótipo já é conhecido de todos mas agora é a altura certa para falar dele visto que está a começar a campanha do mundial na África do Sul.
Como foi anunciado na altura em que esta imagem apareceu o designer responsável por esta imagem é filho de portugueses chama-se Gabriel de Abreu e embora nem esteja familiarizado com a língua dos seus pais não deixamos de sentir orgulho em termos mais um evento com tanto visibilidade global “desenhado” por um luso-descendente.
O logo conta com uma figura negra que executa um “pontapé de bicicleta” com a estilização de África como fundo em diversas cores muito familiares à maior parte das bandeiras deste continente conhecido pelo gosto pela cor forte e os seus contrastes. A figura está a pontapear uma bola e o grafismo do fundo além de ser a representação do continente africano retrata simultaneamente o movimento ascendente e rotativo do jogador.
É um logótipo que vai buscar todo o seu conteúdo à cultura africana, aos desenhos do artesanato tradicional africano, à alma deste continente que influenciou tanto o mundo com a sua cultura e personalidade.
Temos uma pequena crítica a fazer a este logótipo, acreditamos que a presença de duas bolas no topo da imagem faz com que se perca um pouco o sentido de equilíbrio da composição, pelo que o logo que representa a taça da Fifa deveria estar numa posição na imagem na parte de baixo.
Paralelamente a este logo Gabriel de Abreu projectou um outro para a taça das confederações em que aplica basicamente a mesma base gráfica agora sem a personagem apenas deixando num estilo mais “3d” a representação do continente africano.
.
.
.
.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.