Apresentação do Logótipo Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016

 

No raiar do novo ano é-nos apresentado o logótipo oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Escolhemos não postar no início o logótipo para dar oportunidade ao leitor de ver a apresentação tal como ela foi feita, com um vídeo muito bem conseguido que nos mostra o espírito olímpico a ligar os atletas aos espectadores e a tornar os jogos num fenómeno acessível.

O logótipo, criação de Fred Gelli foi uma bela surpresa na nossa opinião e apresenta-se sendo uma interligação de três figuras humanas num grafismo muito bem conseguido e bem "típico" da imagética brasileira apostando nas cores fortes e mais representativas do país (amarelo azul e verde) e fluidez das formas. Uma semelhança que nos ocorreu imediatamente na forma foi a o quadro de Matisse "A Dança" (em baixo).

 

 

Existe uma polémica acerca deste logo que segundo muitos internautas apresenta parecenças muito acentuadas com o logótipo da Telluride Foundation outro logo inspirado no quadro de Matisse mas este com uma imagem mais literal e formando um coração enquanto que os criadores da marca do Rio2016 procuraram a forma do Pão de Açucar, marco da paisagem carioca.
Fred Gelli não nega a semelhança entre os logos mas desdramatiza (e com razão na nossa perspectiva) visto que apesar da ideia e a temática serem as mesmas o logótipo é marcadamente diferente.

 

 

Pensamos que o ano começa bem com este logo que resumindo representa de uma forma adequada o espírito de união, variedade e dinâmica subjacente aos jogos olímpicos e que vai mais além procurando referências locais brasileiras como as cores da bandeira e a forma da paisagem carioca. A polémica de plágio parece-nos desproporcionada e levada a cabo por pessoas sem verdadeiro espírito crítico e sem uma visão realista do mundo do design gráfico uma vez que são produzidos milhares de logótipos todos os dias e mesmo que façamos um esforço para conhecer o que se faz por aí é improvável que consigamos ser totalmente originais constantemente.

Podem julgar por vocês próprios e deixar a vossa opinião.

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

2 comentários em “Apresentação do Logótipo Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016

  1. Os meus parabens, está excelente, quem acusa de plágio deve ter dôr de cotovelo, o logo lembra as perspectivas impossiveis de Escher, e a forma remete claramente pro Pão de Açucar. Pra produção de uma escultura e mesmo peças de marketing é muito boa.
    A sério, os meus parabéns aos nossos colegas que fizeram este belissimo simbolo.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *