14 Junho, 2022
No raiar do novo ano é-nos apresentado o logótipo oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Escolhemos não postar no início o logótipo para dar oportunidade ao leitor de ver a apresentação tal como ela foi feita, com um vídeo muito bem conseguido que nos mostra o espírito olímpico a ligar os atletas aos espectadores e a tornar os jogos num fenómeno acessível.
O logótipo, criação de Fred Gelli foi uma bela surpresa na nossa opinião e apresenta-se sendo uma interligação de três figuras humanas num grafismo muito bem conseguido e bem "típico" da imagética brasileira apostando nas cores fortes e mais representativas do país (amarelo azul e verde) e fluidez das formas. Uma semelhança que nos ocorreu imediatamente na forma foi a o quadro de Matisse "A Dança" (em baixo).
Pensamos que o ano começa bem com este logo que resumindo representa de uma forma adequada o espírito de união, variedade e dinâmica subjacente aos jogos olímpicos e que vai mais além procurando referências locais brasileiras como as cores da bandeira e a forma da paisagem carioca. A polémica de plágio parece-nos desproporcionada e levada a cabo por pessoas sem verdadeiro espírito crítico e sem uma visão realista do mundo do design gráfico uma vez que são produzidos milhares de logótipos todos os dias e mesmo que façamos um esforço para conhecer o que se faz por aí é improvável que consigamos ser totalmente originais constantemente.
Podem julgar por vocês próprios e deixar a vossa opinião.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.
Os meus parabens, está excelente, quem acusa de plágio deve ter dôr de cotovelo, o logo lembra as perspectivas impossiveis de Escher, e a forma remete claramente pro Pão de Açucar. Pra produção de uma escultura e mesmo peças de marketing é muito boa.
A sério, os meus parabéns aos nossos colegas que fizeram este belissimo simbolo.
your good