14 Junho, 2022
.
.
.
.
O logótipo em questão é o que vemos na figura em cima, este símbolo foi criado para o evento do Tratado de Lisboa. Não é recente, visto que foi apresentado em 2007 pela altura da cimeira do Tratado em Lisboa mas está de novo presente nos nossos ecrãs de televisão, jornais e revistas. Desde a primeira impressão algo nos pareceu incorrecto, a palavra Lisboa estava adulterada, parecia estranha de alguma forma. Não foi necessária uma análise muito cuidada para perceber que o que tínhamos à frente era mais aproximado da palavra LisboaL do que de Lisboa. O recurso ao enquadramento da palavra entre dois ângulos rectos levou os criadores desta marca a acrescentar no término da letra A uma espécie de L inverso, esta modificação transformou indubitavelmente a palavra inicial e converteu-a num signo estranho e pouco legível. Esta situação agrava-se se tivermos em conta que este logótipo é visto pela Europa inteira e até pelo mundo inteiro, pessoas que não estão familiarizadas com a nossa língua e que, muitas delas, vão certamente achar que Lisboal é a capital do nosso país.
O restante trabalho gráfico ligado a este tratado tem um nível muito alto, os criadores optaram por usar a imagem elaborada para presidência portuguesa da União Europeia.
.
.
.
.
A equipa que criou este logótipo em cima que logicamente será a mesma que criou o logótipo do tratado não manteve a consistência existindo um profundo desnivelamento gráfico entre as duas, este ícone da flor está muito bem conseguido e foi utilizado para formar a bandeira de cada país com uma composição rica em transparências e sobreposições.
.
.
.
.
Consideramos este trabalho um flop no panorama da exportação de uma imagem de seriedade e competência de Portugal para os olhos do mundo, devia ter havido uma maior consciência da abrangência do logótipo que é como já dissemos, global.
Um trabalho que vai ser apercebido por um grande número de pessoas de outras línguas tem que primar pela legibilidade acima da aparência, será que a capital de Portugal se tornou Lisboal ou Lisbonl por esse mundo fora?
.
.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.
Laura, solo tienes que pahncir en los enlaces que tiene el post. En cualquier caso en este1 pe1gina este1n todas las guedas de Nueva York Saludos,
A saber que a equipa que criou a identidade não foi a mesma que criou a do tratado de Lisboa.