Um dos logótipos mais icónicos dentro desta combinação de cores. Nesta marca é muito fácil perceber o porquê da sua utilização porque se baseia na bandeira sueca, país de onde a marca é oriunda.
Não sabemos bem porque existem tantas marcas que escolhem para as suas cores corporativas a combinação azul/amarelo mas o facto é que são muitas. A primeira e lógica justificação é que são duas cores com um bom contraste e muito perto da complementaridade cromática. Neste artigo resolvemos mostrar algumas das marcas deste tipo mais “visíveis” no panorama português.
Talvez a expressão “ouro sobre azul” tenha alguma coisa a ver com esta “mística”, esta expressão surgiu no século 17/18, no período Barroco por causa da talha dourada em contraste com os azulejos típicos do barroco português. Existem outras teorias acerca da expressão, esta parece-nos ser a mais fiável. Resumidamente, a teoria número 2: devido à complementaridade do azul e amarelo os vestuários reais utilizavam muito o azul para o ouro das jóias contrastar. A teoria nº3 diz que nas espingardarias as inscrições douradas sobre o metal azulado das espingardas deu origem a este ditame.
Na nossa colecção, uns são mais escuros, outros mais claros, uns azul sobre amarelo e outros amarelo sobre azul. Uns até juntam à festa o vermelho!
Outro logo muito familiar para os portugueses, o da companhia aérea low cost RyanairUma presença antiga no contexto gráfico dos portugueses. Embora também tenha vermelho o logo do Lidl é marcante pela combinação amarelo sobre azul.A Lufthansa também utiliza a fórmula Amarelo sobre azul embora numa versão menos luminosa.O contexto das viagens utiliza muito este duo cromático.Apesar de menos exuberante do que o logótipo anterior a Multiopticas manteve as cores corporativas da marca neste novo logo.Mais uma companhia aérea com este esquema de cores.Uma imagem mítica do imaginário gráfico de Portugal.Uma das marcas mais fortes que vemos nas recauchutagens.Até o potente Subaru Impreza utilizava a combinação azul amarelo nos seu icónico carro.
Uma marca que vemos pelas oficinas automóveis.Outra marca relacionada com automóveis, nomeadamente com as baterias dos mesmos.Uma marca hoteleira com bastante representação por todo país.Também os produtos que apelam ao “saudável” utilizam este esquema de cores. A Planta é outra marca neste panorama nos mesmos tons.Até ao pequeno almoço podemos encontrar exemplos desta colecção.Uma marca presente em quase todas as carteiras.
Quantas vezes vemos os camiões da Azkar a passar?E os da Dachser?E ainda os da GLS!A Jerónimo Martins também confia no contraste forte do amarelo e azul.A Sonae no logótipo antigo era uma das marcas da colecção. Hoje em dia teria que ficar na colecção de logótipos “às bolinhas”.Nos bancos temos o Montepio e os seus pelicanos amarelos sobre o titulo azul.A Fidelidade antes do “PitBull vermelho” também era “ouro sobre azul”.
A Douro Azul sai um pouco do tom amarelo sendo mais dourado. No entanto decidimos incluir porque está claramente dentro da família.A concorrente Douro Acima utiliza os mesmos tons mas de uma forma muito mais luminosa.A reputada Vista Alegre sendo uma empresa do mundo das cerâmicas não poderia deixar de utilizar esta fórmula nesta versão do seu logo fazendo lembrar os tons dos azulejos.Uma marca muito presente nas nossas estradas nacionais.Os transportes públicos também estão presentes, em Lisboa.E no Porto também!
As icónicas e de grande qualidade pousadas portuguesas.No contexto das bananas existem inúmeras marcas com esta combinação de tons. As da Madeira têm a bandeira do arquipélago para justificar.Este logo mudou um pouco recentemente mas manteve as cores. Foi adicionado um tom laranja nessa actualização gráfica.O homem do capacete amarelo é também bem conhecido dos portugueses.
Outra bebida achocolatada com estas cores. Tal como o Lidl a Cola Cao junta-lhes o vermelho.
O “Mondrian” da Mota Engil também confia o seu impacto cromático ao amarelo e azul.E o concorrente Soares da Costa também, embora em tons muito mais escuros.Uma marca recente em Portugal mas muito conhecida para quem gosta de ir ao cinema.Uma marca tradicional portuguesa cujas latas todos conhecemos.Um logo mítico das gerações dos anos 80 e que mais uma vez combina o nosso duo de cores com o vermelho.Por fim a bandeira da União Europeia com as suas estrelas amarelas sobre o azul escuro. Sabemos que não é um logótipo mas não podíamos deixar de mencionar visto que é um ponto de partida para inúmeros logótipos relacionados com a UE.
Blog Logótipo.pt
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.