Não sabemos bem porque existem tantas marcas que escolhem para as suas cores corporativas a combinação azul/amarelo mas o facto é que são muitas. A primeira e lógica justificação é que são duas cores com um bom contraste e muito perto da complementaridade cromática. Neste artigo resolvemos mostrar algumas das marcas deste tipo mais “visíveis” no panorama português.
Talvez a expressão “ouro sobre azul” tenha alguma coisa a ver com esta “mística”, esta expressão surgiu no século 17/18, no período Barroco por causa da talha dourada em contraste com os azulejos típicos do barroco português. Existem outras teorias acerca da expressão, esta parece-nos ser a mais fiável. Resumidamente, a teoria número 2: devido à complementaridade do azul e amarelo os vestuários reais utilizavam muito o azul para o ouro das jóias contrastar. A teoria nº3 diz que nas espingardarias as inscrições douradas sobre o metal azulado das espingardas deu origem a este ditame.
Na nossa colecção, uns são mais escuros, outros mais claros, uns azul sobre amarelo e outros amarelo sobre azul. Uns até juntam à festa o vermelho!
Blog Logótipo.pt
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.