Logótipos: Wikileaks

 

 

Como já devem ter reparado ultimamente fala-se muito no portal wikileaks sobretudo pelas polémicas divulgações que este site opera e pelo seu criador Julian Assange acusado de crimes sexuais e que se encontra em Londres numa situação no mínimo estranha.

A nossa especialidade é outra e deixamos o que é secundário para quem sabe do tema, vamos falar do logótipo do portal Wikileaks, o logo é uma ampulheta cujas parcelas têm dois globos sendo que o sobranceiro pinga sobre o de baixo gotas, ilustrando assim a palavra “leaks” ou fugas que em inglês tanto podem significar fugas de agua na canalização por exemplo ou fuga de informação por outro lado. Obviamente quem concebeu este logótipo teve em conta este trocadilho e transformou a fuga de info numa imagem de fuga liquida onde um mundo secreto pinga o nosso mundo quotidiano.


Apesar de ilustrar bem o que simboliza este logo é mais um daqueles exemplos em que o design gráfico profissional é posto para segundo plano e é mais um portal com impacto mundial com um logótipo que não prima pela qualidade gráfica.


Esperemos que este portal continue a ser um veículo de liberdade e transparência e que cresça apostando também numa imagem gráfica mais cuidada e profissional.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

2 comentários em “Logótipos: Wikileaks

  1. Interessante seu ultimo parágrafo, penso completamente diferente de você, a imagem gráfica é altamente profissional basicamente por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos seu principal objeto é o benefício social nao individual nao tendo para si o o foco e sim para a SOCIEDADE.
    Se voce reparar a logo nao é somente uma ampulheta e sim um filtro o que passa negro pelo seu centro logo se torna limpo assim como proposta do site de verdade e trasnparência, sendo assim não se deve julgar uma logo em design ou nao design você tem que ver quais respostas essa imagem responde.

  2. Caro Wladimir,

    Tem razão no que diz, o portal é um bastião da liberdade de discurso e da transparência da vida mundial, o que nós quisemos referir é que a imagem gráfica da instituição não tem a qualidade que poderia ter, estou certo que existem inúmeros estúdios de design com qualidade que fariam um melhor trabalho apenas para contribuir para a causa. A ideia por trás do logo é bastante criativa e válida, a materialização do mesmo é que nos parece que poderia ser bastante melhorada.

    Obrigado por ler o nosso blog.
     

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *