Os nossos logótipos GATO NA LUA

 

Quando nos chegou ao estúdio este projecto ficamos deveras contentes pois tínhamos oportunidade de trabalhar para um  público-alvo exigente e sincero, os miúdos. Esta encomenda foi feita pela Gato na Lua uma editora de livros infantis que está a dar os primeiros passos no mercado. A denominação Gato na Lua não deixa margem para grandes devaneios mas mesmo assim ainda percorremos uma meia dúzia de soluções até chegar em diálogo com o cliente à solução final. Este foi um trabalho no qual tivemos que pegar na mesa de desenho digital e dar largas à espontaneidade do traço tentando criar um logótipo com muita personalidade e bem representativo da editora. Em baixo explicamos brevemente cada uma das soluções que apresentamos.

Pegando no mote da interacção divertida e alegre (referida no briefing da editora) construímos um logótipo em que um gatinho está literalmente “na lua” ou seja deitado nesta a olhar para o observador com um ar traquinas.
A combinação entre preto do gato e amarelo da lua é uma mistura de cores muito poderosa e icónica.

Nesta proposta temos um gato literalmente na lua, isto é o gato está na superfície lunar e podemos vislumbrar as estrelas e o planeta terra no horizonte.

Neste caso temos a mesma ideia do gato na superfície lunar com um grafismo mais simples e com um aspecto espontâneo de desenho à mão livre.

Nesta solução fundamos uma nova ideia, o “gato na lua” em vez de ser um gato sobre a lua ou na superfície física da lua é um gato em frente à lua e à sua luz enquanto lua cheia. Aqui temos a silhueta de um pequeno gato a brincar à frente do disco lunar.

Por fim temos uma versão mais colorida do logo anterior no qual a lua volta a ser um círculo amarelo com a textura rugosa que a caracteriza.

Este é o último exemplo desta ideia da lua esférica com o gato por cima, neste caso temos uma proporção bastante diferente na qual o gato é maior e está em cima da lua numa posição de indagação e curiosidade para com o objecto no qual está instalado. Foi este o esboço escolhido pelo cliente para continuar o desenvolvimento do logo até se transformar na solução final.


Devido à aplicação do logo da Gato na Lua nos livros tornou-se imperativo termos uma versão horizontal da composição símbolo/título que forma o logótipo.

 

Como podem ver na primeira imagem do artigo os elementos modificaram em termos de proporção, o gato diminuiu em relação à lua e o grafismo tornou-se mais espontâneo com riscos brancos a delinear as formas do gato. O tipo de letra continuou o mesmo visto que combinava bem com o tipo de grafismo do símbolo e é reminiscente do traço desajeitado das crianças a aprender a escrever.


 

Também projectámos um desdobrável com as primeiras edições da Gato na Lua assim como paginamos os próprios livros.

Por fim elaboramos o website da editora.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *