14 Junho, 2022
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A Oliveira da Serra renovou a sua imagem, “Porque não?” é a epígrafe que inspira esta mudança. O director de marketing da marca, Luís Santos conta que “porque acreditamos que é possível fazer com que o olival e o azeite em Portugal nasçam de novo” a marca renova-se para acompanhar este novo rumo, acrescenta que “nos últimos 20 anos, muitos dos olivais portugueses foram abandonados e a maioria dos que não o foram ficaram parados no tempo e foram perdendo produtividade. Chegámos mesmo a um ponto em que a produção nacional deixou de ser suficiente para o consumo interno, pondo em risco o futuro do azeite português”. Assim, “mais do que defender o nosso negócio, acreditamos que é possível que Portugal volte a ser um grande produtor de azeite”. Esta intenção apresenta-se como nobre, dinâmica, empreendedora e muito válida, a Sovena empresa que detém a marca Oliveira da Serra quer ter o maior e melhor lagar de azeite do mundo e está a apostar forte para o conseguir. O rumo é ambicioso e o futuro promissor, no entanto, na logótipo ficamos surpreendidos pela negativa quando vimos pela primeira vez a nova imagem da marca. Era consensual no nosso estúdio que a Oliveira da Serra possuía a par do azeite Gallo uma das melhores identidades gráficas do azeite português e até do panorama internacional, o seu logo era muito bem estruturado, com um aspecto actual, simples e directo. O logótipo que vemos na imagem é caracterizado pela conjugação de duas formas ovalóides irregulares que emolduram o título numa tipografia rigorosa e com um certo formalismo encimado por quatro folhas estilizadas de oliveira. Este logótipo era de uma qualidade inegável produto da mente criativa dum estúdio que não conseguimos apurar qual devido a informações contraditórias na web, mas suspeitamos que seja da mesma que criou o novo logo, ou seja, a Pearlfischer London. A campanha publicitária e estratégia da marca foi desenvolvida pela Mcann Erickson outra empresa londrina com estúdio também em Portugal. Oponomo-nos no nosso estúdio veementemente à contratação de empresas estrangeiras para este tipo de trabalhos, não por acharmos que estas empresas não têm capacidades mas por achar que em Portugal temos agências com iguais capacidades com a vantagem de serem portuguesas. Agravando esta situação é a aposta desta marca na exaltação de valores portugueses, como a tradição do azeite e a sua qualidade acima da média.
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Passemos a falar da nova imagem, esta apresenta-se aos nossos olhos e pensamento no geral como bastante inferior à anterior. Começando pelo novo logótipo, é uma abordagem interessante que explora o “O” como moldura para o título e um ramo de oliveira com duas azeitonas, todos estes elementos num grafismo de aspecto “gasto” e com imperfeições. Os elementos continuam a ser os mesmos se compararmos ao anterior logo (à excepção das azeitonas) mas agora estes aparecem-nos mais “toscos” sem o requinte e rigor anteriormente conseguido. O novo logo aplicado nas garrafas de azeite surte um efeito “retro” as garrafas passam a aparecer fora de contexto quase como se em vez de ser a nova imagem da Oliveira da Serra fosse uma imagem antiga, isto é, anterior à que a precede. Houve uma espécie de recuo no tempo, não podemos afirmar que a nova imagem não tenha qualidade mas podemos ter a convicção que a imagem anterior estava adiante da que a marca apresentou hoje. Talvez seja uma estratégia de marketing apostar num design mais datado e nostálgico, ir de encontro à moda retro que inunda as prateleiras dos supermercados, os cabides da moda ou mais pontualmente as marcas de automóveis, o futuro dirá se apostar no passado foi vantajoso.
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p.s. Lembramo-nos da Oliva por razões óbvias, a forma do “O” , a tal imagem datada.
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Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.
Por acaso mal vi o logotipo em cima fez-me imediatamente lembrar da máquina de costura da minha avó que é daquele tom de verde e é uma oliva =D o logo não está mau mas realmente parece que houve um pouco de retrocesso!
realmente andaram para trás…a nova identidade tá muito má… remete para as origens, para o passado mas isso não significa qualidade.
Sou de SP Osasco porque naõ tem este azeite nos mercados de SP.
Onde encontra este azeite aqui em Osasco SP
Olá Vladimir, infelizmente para você aqui só percebemos de design e não sabemos se a Oliveira da Serra exporta para o Brazil. Obrigado por ler o nosso blog, volte sempre.