Novidade logótipos: Grupo Boticário

No dia 23 de Março, foi dado a conhecer ao público o aparecimento da holding Grupo Boticário. Este grupo visa ser a face institucional da conhecida marca de cosméticos O Boticário que continuará a funcionar com a sua actual imagem gráfica que podemos ver em baixo.

O Boticário começou por ser uma pequena farmácia que abriu em 1977 na cidade de Curitiba no Paraná, Brasil. Como é do conhecimento geral actualmente esta marca é uma poderosa empresa que produz e exporta para todo mundo todo tipo de cosméticos. Só no Brasil existem 2500 lojas e cerca de 70 outras em 15 cidades espalhadas pelo mundo inclusivamente em Portugal. O Grupo Boticário nasce de uma necessidade de dar uma face a uma empresa em constante crescimento perante o público consumidor.

O logótipo projectado para o Grupo Boticário é da autoria da Future Brands Brazil e conta com uma imagem muito forte que aposta na profusão de cor, transparências e sobreposições, linhas curvas e uma ideia geométrica forte por trás da imagem resultante. O Brasil é um país único e com forte personalidade no mundo, conhecido pela exuberância de cores e de formas, pela diversidade do seu povo, pela arquitectura ondulante de Oscar Niemeyer, pelo grandioso carnaval, pela música quente e animada etc , não nos espanta que a Future Brands queira sintetizar essas realidades todas num logótipo tal como o próprio logo do turismo brasileiro em baixo.

O logótipo do Grupo boticário vai buscar muito desta imagem colorida que vemos em cima, mas leva este tipo de imagem a um nível superior onde encontramos uma referência à regra de ouro da geometria da espiral.

Há uma tentativa de racionalizar e teorizar o porquê desta forma onde podemos ver um “b” um “G” e também um “o”  a diferença de estilo para a imagem corporativa de ” O Boticário” é abismal em dinamismo e em qualidade, sendo que esta última é formada por um título na tipografia Rotis de Otl Aicher e com uma distorção horizontal o que retira imenso valor ao logótipo uma vez que distorce um tipo de letra cujas proporções horizontais e verticais foram cuidadosamente pensadas pelo autor.

A tipografia do novo logótipo é muito  leve graficamente e todo em minúsculas. O título é claro, simples e demonstra actualidade embora tenha um pormenor no “g” que perturba um pouco a leitura gráfica da imagem, a interrupção da sua forma inferior. Pelo contrário a ligação do acento do “á” em “boticário” ficou muito bem resolvido e dá personalidade e espontaneidade  ao título. A  espiral do símbolo remete ao movimento contínuo em direcção ao futuro as  suas cores diversas e exuberantes representam a pluralidade  do grupo e a transparência denota a o modelo de gestão da instituição.

De forma geral o logótipo está muito bem conseguido, representa não só uma empresa como também um país e a sua alma. falha um pouco no título que devido à personalidade extrovertida do símbolo que a acompanha deveria ser mais linear e sóbria. Apareceu no panorama global um símbolo poderoso e que deve ter em atenção o limite antes de se tornar exagerado como quando o vemos renderizado em 3d nas imagens em baixo. Agora resta-nos esperar que “O Boticário” renove a sua imagem e se torne mais consentâneo com a qualidade que vemos no Grupo.

Versão em escala de cinzas.

Versão a uma cor.

.

.

.

Exemplo da aplicação da colorida linguagem corporativa.

.

.

.

Imagens relativas  ao estacionário.

.

.

Logo versão 3d, perde um pouco o valor devido ao  exagero nesta versão.

.

.





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



Um comentário em “Novidade logótipos: Grupo Boticário

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *