14 Junho, 2022
A primeira rede social a conquistar em massa os utilizadores do globo, o Myspace mudou o seu logótipo.
Como normalmente acontece nestes casos de sucesso meteórico na web o design gráfico fica para segundo plano, sendo que estas plataformas são feitas por programadores sem o mínimo de cultura gráfica. O logótipo do Myspace começou por ser uma sucessão de três figuras humanas numa perspectiva duvidosa em que o título aparecia normalmente ao lado direito do símbolo, a cor oficial era o azul.
O mundo dá muitas voltas e com o aparecimento do Facebook o Myspace sofreu um grande corte na sua popularidade, talvez devido a este facto faz agora numa tentativa de recuperar o prestígio que gozava outrora. Esta rede social aparece-nos agora com uma ideia arrojada, original mas que nos parece pouco funcional. O novo logótipo transforma a palavra "space" num traço que baliza o lugar onde esta deveria estar, ou seja, o "space" foi substituído literalmente pelo espaço que ocupa. É bastante corajosa a mudança, é irreverente e arriscada mas peca por não ser muito forte a nível de mancha gráfica, não tem um carácter de imediato reconhecimento tal como têm marcas como a MacDonalds ou a Tmn por exemplo.
Falta-lhe cor e falta-lhe "corpo" mas tal como tem acontecido com outros casos como a Aol por exemplo este logótipo pretende ter uma grande polivalência na sua apresentação permitindo usar o espaço em branco como um "pódio" onde são susceptíveis de aparecer tudo o que se quiser, basta ter imaginação, ( podemos ver dois exemplos em baixo ).
Além do seu logótipo e conjunto gráfico o Myspace aparece com um layout web refrescado com um novo visual e novas funcionalidades.
Conclusão, o Myspace está de volta à luta, o feedback que corre na web não é o melhor, há muitas críticas desfavoráveis ao novo logo mas apenas o tempo nos dirá como correu a estratégia e novo look desta rede social.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.