Novidade logótipos: Planta
"Faz Bem aos Seus" é o slogan da Planta, produto da
Unilever representado em Portugal pela Jerónimo Martins que recentemente apareceu com um novo logótipo e nova embalagem no mercado, o nosso estúdio não poderia deixar de comentar esta nova imagem visto que este produto apareceu há mais de 60 anos, em 1958 e é um clássico das casas portuguesas.
O logótipo anterior contava com uma tipografia "handwritten" (escrita à mão) com duas pequenas silhuetas de pessoas a povoar o título, uma sentada no primeiro A recostada contra o L e outra mais dinâmica a saltar o travessão do T. O logótipo era simples, representativo e claramente pretendia passar uma imagem de saúde e energia tanto pelo aspecto espontâneo da tipografia como pelos elementos humanos. Todavia o logótipo era muito pouco trabalhado e dava a sensação de estar inacabado ou de ser um esboço de apresentação de uma ideia que seria melhorada, equilibrada e maturada. Com o novo logótipo esta sensação já não tem lugar e podemos adiantar que está muito bem conseguido, o novo logo remete-nos e bem para o mundo vegetal na nossa opinião visto que o forte deste creme para barrar é utilizar como matéria prima os vegetais e daí se chamar Planta. Neste logo a tipografia torna-se mais maquinal apesar de ainda ter bastante fluidez e orgânica que encontra harmonia no grafismo das quatro flores simuladas com pinceladas coloridas que completam a composição.
Pensamos que a evolução é bastante positiva e apraz-nos quando assim acontece, infelizmente temos bastantes casos no panorama português em que as imagens gráficas das empresas andam para trás.