14 Junho, 2022
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‘the new AOL brand identity is a simple, confident logotype, revealed by ever-changing images.
it’s one consistent logo with countless ways to reveal. the new brand identity will be fully unveiled
on december 10, 2009 when AOL common stock begins trading on the new york stock exchange.’
‘our new identity is uniquely dynamic. our business is focused on creating world-class experiences
for consumers and AOL is centered on creative and talented people – employees, partners, and advertisers.
we have a clear strategy that we are passionate about and we plan on standing behind the AOL brand
as we take the company into the next decade, ‘ tim armstrong, chairman and CEO of AOL.
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…Tradução:
‘ A nova identidade corporativa da AOL é um logótipo simples, confiante, que se revela por imagens em eterna mutação.
É um logo consistente que tem intermináveis formas de se mostrar. A nova identidade corporativa vai ser inteiramente revelada no dia 10 de Dezembro de 2009 quando as acções da AOL começarem a ser negociadas na bolsa de Nova York.
‘ A nossa identidade é de uma dinâmica única. O nosso ramo de negócio consiste em criar experiências de topo a nível global para os consumidores e a AOL está centrada em pessoas talentosas e criativas – empregados, sócios e consultores.
Temos um estratégia clara da qual estamos apaixonados e planeamos estar por detrás da marca AOL enquanto levamos a empresa para a próxima década,’ Tim Armstrong, presidente e CEO da AOL
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em cima o logótipo anterior, em baixo a nova versão
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Esta actualização da imagem da empresa foi levada a cabo pela empresa Wolff Olins um gigante do design mundial que inclusive desenhou o polémico logótipo dos jogos olímpicos de Londres 2012.
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O logótipo consiste numa tipografia não serifada de uma geometria muito polida e de grande rigor em que o O é um círculo e o l uma rectângulo. Este título é completado por um ponto final também circular, o título tem força gráfica, tem rigor tem profissionalismo, é extremamente simples mas ao mesmo tempo extremamente forte. O logo falha na altura de relacionar o título com as imagens de fundo, devido à sua grande dinâmica e à pertinência e originalidade do logótipo ser a sua aplicação nas mais variadas imagens estas têm de ser cuidadosamente escolhidas para a legibilidade do mesmo não se perder. É exactamente a perda de legibilidade o que vemos nestas imagens, o logótipo em certos fundos perde a sua força gráfica. Na imagem de cima podemos ver o A a perder-se nos brancos da imagem, e nas de baixo não vemos nenhuma aplicação que valorize o título. A aposta na mudança constante das imagens sem ter um ponto comum forte parece-nos ser um passo em falso, para esta estratégia resultar o título deveria estar em qualquer situação claramente visível e legível.
É inevitável que um estúdio como o Wolff Olins seja julgado pelo mundo inteiro, já no logo dos jogos olímpicos levou com fortes criticas e parece-nos que esta solução irá contar com fortes oposições não pela originalidade que advoga mas sim pelo resultado que nos parece não ter a força nem o rigor exigidos por uma empresa do tamanho e fama da AOL.
Vamos esperar pelo que o dia 10 de Dezembro vai acrescentar a esta história.
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Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.
Interesting post. Ia0like your views on the adaptability of the new itednity for Aol in the world of user controlled media. However, Ia0do think that it’s important for brands to control their marks wherever possible. Ia0wonder how protectable this new system is. Still, Ia0agree that it certainly reflects the fragmented, user-centred world.Final judgement reserved for December 8th when hopefully the brand and business direction will be revealed…